Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Shakira diz que acusações de fraude fiscal são falsas: 'Não devo nada a eles'

Cantora falou pela primeira vez em entrevista sobre a ação que pode levá-la à prisão

Shakira durante evento em Nova York - Bryan R. Smith-5.set.2019/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emma Pinedo
Madri
Reuters

Shakira, 45, prometeu combater o que ela alegou serem acusações "falsas" das autoridades espanholas de que ela fraudou 14,5 milhões de euros (cerca de R$ 73,6 milhões) em impostos. Estes foram os primeiros comentários públicos da cantora sobre um caso que pode levá-la à prisão por até oito anos.

A superestrela colombiana vem enfrentando um julgamento na Espanha pela acusação de não pagar impostos entre 2012 e 2014. Nesse período, ela disse que levava uma "vida nômade" por causa de seu trabalho.

"Tenho que lutar pelo que acredito porque são acusações falsas", disse a cantora de "Hips Don't Lie" em entrevista publicada no site da versão americana da revista Elle na quarta-feira (22). A versão impressa deverá chegar às bandas em outubro. "Eu não devo nada a eles", afirmou ela.

O documento do promotor, visto pela Reuters, afirma que Shakira passou mais da metade de cada ano na Espanha entre 2012 e 2014, e, em maio de 2012, comprou uma casa para a família em Barcelona. Em julho do ano passado, um juiz espanhol disse ter encontrado "evidências suficientes" para que Shakira fosse julgada. Um segundo juiz rejeitou seu recurso contra a decisão em maio.

Shakira, que em julho recusou um acordo com o promotor para encerrar o caso, diz que as autoridades só vieram atrás dela "de olho no prêmio" quando descobriram que ela estava namorando o jogador de futebol do Barcelona, Gerard Piqué, que é espanhol.

A cantora acrescentou que já havia pago o que o fisco espanhol disse que devia antes de entrar com uma ação judicial. Ela disse estar confiante de que se comportou de forma correta e transparente desde o início, sugerindo que as autoridades espanholas "recorreram a uma campanha lasciva na imprensa" para prejudicar sua reputação.

A combinação de sua recente separação de Piqué, uma batalha pela custódia de seus dois filhos, a doença de seu pai e "brigas em diferentes frentes" significa que ela está enfrentando "provavelmente a hora mais sombria da minha vida", disse a cantora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem