Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu The New York Times

Anya Taylor-Joy conta truques de beleza e que medita na montanha-russa

Atriz de 'O Gambito da Rainha' detalha como cuida da pele, cabelo e lábios

A atriz Anya Taylor-Joy em foto posada em Hollywood NYT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bee Shapiro
The New York Times

Anya Taylor-Joy, que este mês divide a capa da edição britânica da revista Vogue com a rainha Elizabeth 2ª, levou a Hollywood o seu talento (vide: "O Gambito da Rainha"); personalidade de moda (ela é embaixadora mundial da grife Dior); e perspectiva singular (vide: sua dica sobre meditação).

Depois de uma infância passada em Miami, na Argentina e em Londres, Taylor-Joy, 25, agora está acostumada a se mudar mais ou menos a cada três meses para novos trabalhos. Há algumas semanas, ela esteve na Irlanda para filmar "The Northman", uma história épica com data de estreia para 22 de abril.

"Minha ideia sobre o que é o lar é muito diferente", ela disse, sobre sua agenda de viagens. Mas, se seu estilo de vida é itinerante, ela adotou alguns rituais de beleza e de "wellness" cujo centro é o conforto e o trabalho para se acalmar. Abaixo, veja do que ela gosta.

Manhãs silenciosas

Minha prioridade é ter uma hora só para mim a cada manhã. Em geral convivo com muita gente, e por isso preciso de pelo menos uma hora a fim de me recarregar para o dia. Se houver uma oportunidade de fazer uma sauna, onde quer que eu esteja, é na sala de sauna que você me encontrará.

Cabelo e pele para o dia

Aprendi sobre beleza com minha mãe. Sempre tive cabelo loiro e muito comprido e por isso o condicionador é parte da minha vida. Eu saía do mar quando era criança e passava horas chorando enquanto minha mãe desembaraçava meu cabelo. Agora, eu absolutamente amo Olaplex. Uso o xampu, condicionador, tratamento e depois aplico o "leave-in". As pessoas dizem para não usar condicionador nas raízes, mas não acredito nisso. Se você é loira como eu –Tracey Cunningham cuida da cor do meu cabelo-, precisa usar condicionador nas raízes. Mas é preciso enxaguar tudo cuidadosamente.

Eu demorei muito a começar a me preocupar com a pele. Tinha 22 ou 23 anos quando comecei a prestar atenção. Agora, cuidar da pele é um momento meu. Adoro o "gua sha". Comprei o meu na Amazon e o guardo no freezer. Usá-lo é um daqueles momentos de conforto, de "eu quero me sentir bem com a situação do mundo e por isso é hora de uma massagem facial". Não é só para definir os contornos do rosto. Também ajuda se você tiver sinusite. Há pontos de pressão no rosto que podem aliviar as dores da sinusite. Depois, você precisa dar um minuto à pele para que ela se acomode.

Consulto Shani Darden para cuidar da pele. Ela é uma verdadeira maga da pele. Foi ela que me mostrou o retinol, um produto que ela fornece. Minha pele é muito sensível e essa é a única coisa que posso usar sem irritá-la.

Meus cuidados diários com a pele são simples. Amo a linha Dior Prestige porque tem cheiro de rosas. Eles vendem uma máscara ótima que uso em aviões. Depois, um compacto Dior com SPF 50, e posso sair.

O amor pelos lábios

Na minha vida cotidiana, não uso maquiagem. Quando era adolescente, com certeza passei por uma fase, uma fase curta, de tentar fazer aquele efeito de olho esfumaçado. Mas ficava com cara de guaxinim. Agora deixo isso para os profissionais. Mas adoro cuidar dos lábios. Cuidar dos lábios eu posso fazer sozinha.

Lembro-me de ver minha mãe aplicando batom. Uma vez, brincando, desenhei um nariz e bigodes de gato em meu rosto com seu batom. Eu continuo a fazer isso no meu aniversário. Não amadureci ainda! Se é uma noite comum, uso vermelho escuro, ou nude escuro, ou malva. Dior Addict in 8 e Chèrie são lindos. É um nível de brilho com o qual me sinto confortável.

Mas tendo a usar mais os foscos –especialmente com máscaras faciais. Tenho um truque: aplico o batom, limpo e reaplico quando chego. Assim, você não mancha a parte interna da máscara.

Beleza no banho

Um banho é uma coisa importante para mim. Na verdade, minha família toda adora banhos. Minha mãe ama um banho. Quando eu era pequena, lembro-me de que ficávamos juntas na banheira. Meus banhos são bem luxuosos, bem Dia dos Namorados, mas só para mim. Adoro cobrir meu corpo de óleo de coco ou amêndoas antes de entrar na banheira. Às vezes, pingo algumas gotas de óleos essenciais de lavanda, rosa ou patchuli.

Acendo algumas velas –amo a Valkiria, da Overose, e as velas Byredo, nas fragrâncias Tree House e Bibliothèque. O fim do dia envolve cuidar daquela parte de você que não recebe grande atenção em um dia de interações normais, e de perguntar o que é que você precisa agora. Para mim, é jazz da década de 1950, um belo banho e uma hora ininterrupta de leitura.

A fragrância de uma personagem

Eu vivo fazendo experiências com óleos essenciais. É algo que faço desde os 17 anos. Gosto de criar fragrâncias únicas para mim, mas vinculadas à minha experiência, para que, se eu sentir aquele cheiro de novo, possa associá-lo a, por exemplo, a menina que eu era aos 17 anos.

Usualmente escolho uma fragrância para usar como cada personagem. Em "O Gambito da Rainha", Beth na verdade usava o meu perfume. Ela foi a personagem a quem dei mais de mim mesma. Para Beth, eu usava rosas, algum patchuli, sândalo, aroeira e algumas gotas de vodca. Nossa garota estava passando por aquilo tudo, afinal. Eu acredito mesmo no trabalho que estou fazendo –para dar vida aquela pessoa, é importante que sua voz seja diferente, a maneira pela qual ela se mexe seja diferente e que seu cheiro seja diferente. Então você terá criado uma pessoa real.

Nós filmamos "The Northman" na Irlanda. O verde de lá é diferente do verde que você vê em qualquer outro lugar do mundo. A personagem que interpretei é muito ligada à natureza. Uma de minhas coisas favoritas na filmagem era o tempo que passamos ao ar livre. Eu nadava no Mar da Irlanda. Queimei muito musgo-da-irlanda em volta da casa. Era meu cheiro –musgo-da-irlanda e sal marinho.

Da dança ao boxe

Eu estudei dança até os 15 anos. Quando desisti da dança, eu estava em um período bem rebelde. Não queria mais saber de disciplina. Por muito tempo, eu comia só alimentos de conforto –para mim, queijo e manteiga. Mas o ritmo do meu trabalho é tão rápido –a adrenalina é tão forte– que meu corpo consegue queimar aquelas calorias.

Agora, eu realmente amo boxe, amo. É uma forma tão interessante de meditar para mim. Se você não se concentra inteiramente naquilo que está fazendo, vai ser atingido. Você começa uma aula e, de repente, uma hora se passou e você nem percebeu. O tempo simplesmente voa.

Trabalho de respiração e os altos e baixos da meditação

Comecei a usar o método de respiração de Wim Hof quando fiz um filme que exigia que eu me expusesse a temperaturas muito frias. Amo aquele homem. Só o conheço de seus vídeos no YouTube Eu o chamo de Tio Wim.

Estou tentando aprender a meditar. Eis um desafio aleatório para que as pessoas tentem. Vá a uma montanha russa e tente não gritar. Acabei de fazer isso e, você sabe aquela foto que eles tiram? Todos os meus amigos estavam berrando feito loucos e eu lá impassível, como Yoda. Aquele passeio de montanha russa virou o jogo. Tudo se move tão rápido, e seu único trabalho é manter a calma –ficar imóvel no centro da tempestade. Sua respiração se aprofunda de uma forma que você nunca experimentou antes. Jamais me senti mais calma.

É uma dica completamente aleatória, mas experimentem.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem