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Celebridades
Descrição de chapéu The New York Times

Rihanna leva a arte das sessões de fotos de gravidez a outro patamar

Cantora anunciou gravidez do primeiro filho com fotos meticulosas

Britney Spears, Gigi Hadid e Jessica Simpson em sessões de foto durante gravidez Montagem

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Vanessa Friedman
The New York Times

A forma de arte conhecida como "sessão fotográfica de celebridade grávida" tem uma nova candidata a rainha. Rihanna e ASAP Rocky anunciaram seu primeiro filho com uma sessão de poses fotografadas por Miles Diggs, conhecido como Diggzy, o fotógrafo de 20 e poucos anos que a revista Vogue descreve como "o paparazzo favorito da moda".

A série de fotos, postada no Instagram e vendida a diversos veículos de mídia, entre os quais o The New York Times, mostra Rihanna em um longo casaco estofado cor-de-rosa com botões dourados, sobre um jeans rasgado extralongo sustentado por um cinto de couro e correntes douradas da Chanel.

Sua barriga, emoldurada pelo casaco (que a revista Vogue britânica identificou como um Chanel "vintage", embora a Chanel tenha se recusado a comentar), fechado por um único botão à altura do peito, aparece coberta apenas por uma cruz de bijuteria brilhante que pende de um longo colar de pérolas. As mãos dela estão nos bolsos do jeans, e seu cabelo está solto. ASAP Rocky usa calças de couro, uma jaqueta de brim Carhartt, um agasalho com capuz e um gorro preto.

Em uma das fotos, eles estão caminhando de mãos dadas por uma rua do Harlem em Nova York, sob os trilhos do trem elevado; em outra, ele está beijando a testa de Rihanna, criando um amoroso círculo de duas pessoas. Em todas as imagens, não parece haver qualquer outra pessoa por perto.

(Há o que parece ser apenas um leve traço de neve em seus cabelos, o que indica que as fotos foram tiradas antes da nevasca e das temperaturas gélidas do último final de semana de janeiro e lançadas em uma data planejada.)

O enquadramento é calculado cuidadosamente em sua pretensa intimidade, mostrando-os à paisana, mas sem abandonar a mensagem. "Capturados" de maneira a criar a sensação de que o espectador está testemunhando um momento privado ainda que as imagens claramente tenham sido coreografadas até o mínimo detalhe, como o anel de diamantes "vintage" que ela traz no dedo.

Nesse sentido, as fotos de Rihanna são o estágio mais recente em uma tradição fotográfica cujas origens remontam à foto de Demi Moore grávida que serviu como capa da revista Vanity Fair, em 1991.

Aquele retrato, que mostra a atriz com os braços envolvendo sua barriga distendida e nua exceto por um anel de diamantes gigantesco, foi tão escandalosa quando lançada que algumas lojas proibiram a exibição da capa da revista, a despeito de ela vir protegida por um papel opaco. A foto deu início a uma tendência de criação de imagens que se estendeu a Cindy Crawford, Britney Spears, Ciara e Gigi Hadid –embora todas elas tenham sido superadas pelas imagens de Beyoncé grávida e usando lingerie e um véu, em 2017.

Aquela foto estabeleceu um novo padrão para administrar o anúncio público de uma gravidez, tornando-se não só a foto que recebeu mais likes no Instagram naquele ano, 11,1 milhões, como a lançadora de toda uma série de sessões conceituais de fotos de gravidez postadas mais tarde pela estrela.

Agora, Rihanna trouxe essa tradição de volta à terra, conectando-a a dois fenômenos contemporâneos. Primeiro, a evolução da fotografia de moda "street", de suas origens como guerrilha fotográfica a uma nova forma de criação de imagens de moda (o equivalente à sexta-feira casual); e, segundo, o uso crescente da mídia social como um exercício de construção de imagem. É uma maneira de as celebridades se comunicarem com sua base de fãs e com a comunidade e de oferecerem vislumbres aparentemente pessoais e sinceros de suas vidas, da maneira mais controlada e produzida possível.

De fato, Diggs, cujo estilo característico é fotografar seus modelos e temas diante de um fundo branco e preto para que eles se destaquem mais, disse à Vogue que parte de seu sucesso estava em seu desejo de retratar seus modelos sob a melhor luz possível e em sua disposição de cancelar sessões quando as pessoas que ele retrata estão passando por um dia ruim.

Diferentemente da tradição estabelecida por Moore, que frequentemente envolvia estar o mais nua que ela pudesse, ou da foto de Beyoncé, que buscava inspiração na história da arte, Rihanna escolheu um look e uma composição que parecem representar um astuto aceno à moda mesma –especificamente à primeira capa da Vogue sob a gestão de Anna Wintour, em 1988, que trazia a modelo israelense Michaela Bercu usando jeans Guess velhos e uma jaqueta Christian Lacroix, com uma elaborada cruz de pedrarias no peito, os cabelos ondulados voando ao vento, rindo no meio da rua.

Na época, a foto foi considerada revolucionária: uma maneira de transformar a Vogue em uma revista menos sisuda de demonstrar uma era de moda mais bruta que misturaria elementos refinados e simples, e um anúncio sobre a chegada de um novo poder.

Agora, as fotos de Rihanna sublinham a facilidade que ela tem em assumir a propriedade das imagens do establishment e revisá-las para seus fins. Isso sem mencionar seu talento para promover produtos, duas coisas que ajudaram a transformá-la de um simples ícone da moda em uma empreendedora bilionária.

De acordo com o site de comércio online Lovethesales, as buscas por "casacos rosa estofados" aumentaram em 200% nas horas seguintes à postagem das fotos; as buscas por "blue jeans rasgados" subiram em 175%, e as por "colares de pérolas" em 80%. (ASAP Rocky também gerou alta nas buscas por calças de couro, jaquetas Carhartt e abrigos com capuz.)

Tudo isso sugere que, quando o assunto é a moda para gestantes –sem mencionar a moda para bebês—, esse pode ser apenas o começo.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

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