Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Murilo Couto é criticado após fazer piada com atropelamento de ciclistas

Grupos e internautas repudiam fala de humorista nas redes sociais

Humorista Murilo Couto
Humorista Murilo Couto - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O humorista paraense Murilo Couto, 32, é alvo de críticas nas redes sociais após ter o vídeo de um show de stand up comedy viralizado nas redes sociais em que faz piada sobre atropelamento de ciclistas no trânsito. Ele ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Couto faz piada com as roupas utilizadas pelos ciclistas e das posições deles pedalando a bicicleta. Ele diz ainda que os ciclistas falam em direitos, mas atrapalham o trânsito, já que os veículos andam a 80km/h e ciclistas a 20 km/h. “No caso dos ciclistas, eu dou razão ao motorista de ônibus que atropela.”

A UCB (União dos Ciclistas do Brasil) disse que está alarmada que uma pessoa pública estimule um motorista a ferir ou matar um ciclista. “Acreditamos na liberdade de expressão como princípio fundamental da democracia, mas é inadmissível a expressão de discursos que incentivem o ódio e a violência contra quem quer que seja.”

O grupo destacou que as estatísticas de feridos e mortos no trânsito no Brasil é uma das piores do mundo. Segundo a UCB, durante a pandemia, mesmo com a redução do volume de veículos motorizados nas ruas das cidades, o número de mortes não diminuiu e o trânsito ficou ainda mais violento.

A UCB citou números de ciclistas mortos para mostrar a dimensão do problema. “Segundo dados do Data-SUS [departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil], em 2019 foram mais de 30 mil mortes, e em 2020 foram pagas mais de 33 mil indenizações por morte pela seguradora Líder, responsável pela operação do Seguro DPVAT [Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre].”

O coletivo Belém Trânsito, do Pará, lembrou nas redes sociais que a piada de Couto acontece menos de um ano da morte da ciclista Janice Dias, que foi atropelada em agosto do ano passado. “O humorista Murilo Couto faz esse tipo de humor ultrapassado e vil. Várias entidades de ciclismo fizeram notas de repúdio contra a fala do humorista que incita violência”.

Alguns internautas defenderam o humorista e criticaram as pessoas que o cancelaram nas redes sociais. “Tem que ser muito ingênuo e juvenil pra ficar puto com a piada do Murilo Couto e com uma capacidade de interpretação textual extremamente deficitária”.

O apresentador e humorista Danilo Gentili também defendeu Couto. “Um monte de ciclista enchendo o meu saco por causa de uma piada que o Murilo Couto fez em cima de um palco de um show de humor com muitas pessoas rindo na plateia, ou seja, não existe contexto maior que prove que aquilo era só piada”, publicou nas redes sociais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem