Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Coronavírus

Aos 100 anos, capitão britânico Tom Moore é hospitalizado com Covid-19

Veterano conseguiu mais de 32 milhões de libras para combate à pandemia

Tom Moore é internado após ser diagnosticado com coronavírus
Tom Moore é internado após ser diagnosticado com coronavírus - Dylan Martinez-17.set.2020/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bedford (Inglaterra) e São Paulo
Reuters

Veterano da Segunda Guerra que ajudou a arrecadar milhões de libras para o combate contra o coronavírus, Tom Moore, 100, foi internado no hospital de Bedford após ser diagnosticado com Covid-19, disse sua filha, Hannah Ingram-Moore, neste domingo (31), em seu perfil no Twitter.

Em abril de 2020, dias antes de seu centésimo aniversário, Moore prometeu dar cem voltas no jardim de sua residência caso os britânicos doassem dinheiro para ajudar o NHS, o sistema público de saúde do país, no combate à pandemia. Cada volta no jardim tinha cerca de 25 metros.

Com a ajuda de um andador, ele cumpriu o desafio e conseguiu arrecadar mais de 32 milhões de libras (R$ 215 milhões) em doações —bem acima de sua meta inicial, de 1.000 libras (R$ 6.700)– percorrendo com a ajuda de um andador ao redor de seu jardim no vilarejo de Marston Moretaine, localizado 80 quilômetros ao norte de Londres, 100 vezes.

"Você inspira a nação toda, e sei que estamos todos lhe desejando uma recuperação plena", tuitou o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, acrescentando que seus pensamentos estão voltados a Moore e sua família.

O veterano da Segunda Guerra Mundial cativou o público em abril, pouco antes de seu 100º aniversário, quando foi filmado fazendo sua caminhada patrocinada com a ajuda de um andador ao redor de seu jardim no vilarejo de Marston Moretaine, localizado 80 quilômetros ao norte de Londres.

Ao comemorar o feito, disse que queria mostrar aos britânicos que "o sol iria brilhar de novo". A frase se tornou um lema de esperança no país em meio à pandemia. O capitão Tom Moore quebrou dois recordes do Guinness, foi transformado em cavaleiro pela rainha Elizabeth 2ª, emplacou uma canção no topo das paradas, escreveu uma autobiografia e ajudou a criar uma instituição de caridade.

"Rezem por Tom", foi a manchete do tabloide Sun, uma mensagem ecoada por outros jornais, que também publicaram fotos e reportagens sobre ele com destaque. O Reino Unido está vacinando toda a sua população de idosos contra o coronavírus, mas, segundo um representante familiar citado pela rede Sky News, Moore não recebeu a vacina por estar sendo tratado de pneumonia.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem