Celebridades

Halle Berry pede desculpas por cogitar fazer papel de transgênero em filme

'Comunidade transgênero deveria ter a oportunidade de contar suas próprias histórias', diz

Halle Berry no 76º Globo de Ouro
Halle Berry no 76º Globo de Ouro - Jon Kopaloff/Getty Images/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oscar Lopez

A atriz ganhadora do Oscar Halle Berry, 53, divulgou um pedido de desculpas por cogitar aceitar o papel de um personagem transgênero em um filme não identificado, depois de sofrer críticas apontando que tais papeis devem caber a artistas transgêneros, que têm pouco espaço no cinema.

Recuando de sua posição, ela disse no Twitter que cometeu um erro ao analisar o papel em potencial, que mencionou pela primeira vez na semana passada, durante uma entrevista ao vivo no Instagram. “A comunidade transgênero deveria, sem dúvida, ter a oportunidade de contar suas próprias histórias”, escreveu ela na segunda-feira (6).

O debate em que se questiona se atores não-LGBT+ deveriam interpretar personagens LGBT+ se intensificou, e alguns ativistas e artistas dizem que homossexuais e transgêneros, há tempos rejeitados pela indústria, deveriam receber tais papeis.

“Eu poderia entender se isso fosse dez anos atrás, porque atores trans dignos de nota eram super raros. Mas hoje há atores trans que podem fazer o papel”, escreveu um usuário do Twitter. Outro tuitou: “Deixem transgêneros interpretarem papeis de transgêneros. Simples assim. Sem desculpas”.

Em 2018, Scarlett Johansson também desistiu de um filme após ser criticada porque assumiria o papel de um personagem transgênero. Grupos de defesa dos LGBT+ aplaudiram o pedido de desculpas de Berry e incentivaram outros a seguirem seu exemplo.

Mas há quem postule a visão mais tradicional de que, como artistas, atores deveriam poder interpretar qualquer papel e não se limitar às suas experiências pessoais e sua identidade.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem