Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare

'Pantanal': Se os personagens de novela fizessem terapia, qual seria?

Entre crises no casamento e com familiares, veja as melhores opções de terapia

Filó (Dira Paes), Zé Leôncio (Marcos Palmeira), Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos) - Fabio Rocha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

"Pantanal" é um sucesso e ninguém pode contestar. Com as belíssimas paisagens pantaneiras, o modo rústico de viver dos seus protagonistas e amores selvagens retratados, a novela das 21h oferece uma fuga para os telespectadores que ficaram tanto tempo trancados em casa durante a pandemia.

Mas se analisássemos os personagens com olhos de terapeutas, veríamos que todos (assim como nós) enfrentam problemas e questões emocionais. Pensando nisso, o Personare reuniu um time de especialistas para indicar terapias e dicas holísticas para os dilemas dos personagens de "Pantanal".

Quem sabe, você também não se identifica com alguma delas e experimenta alguma estratégia na sua vida. Veja abaixo qual seria a terapia de cada personagem:

JOVE - COMO SUPERAR CRISES NO CASAMENTO

Por Regina Restelli, terapeuta que trabalha os medos do amor - "Diálogo é o oxigênio de qualquer relação. E diálogo não significa discutir a relação. Diálogo requer maturidade emocional –ou ao menos disposição e atenção para construir uma nova forma de se expressar. Você tem total autoridade para falar do que está acontecendo com você. O problema é que muitas vezes a pessoa nem sabe o que está sentindo e nem o que realmente faz sentido para ela. Por isso, afirmamos que investir em autoconhecimento não é bobagem. Pode ser necessária ajuda profissional terapêutica para construir o caminho de autoconhecimento e resolver problemas no casamento". Leia mais aqui sobre como resolver problemas no casamento.

JOSÉ LEÔNCIO - COMO SE REINVENTAR NO MERCADO DE TRABALHO

Por Amanda Figueira, psicóloga e consultora de carreira - "Um dos principais caminhos para alcançar a realização profissional é através do autoconhecimento. A maioria das pessoas ao escolherem sua carreira acaba buscando elementos externos, seja a profissão que dá mais dinheiro, a que é tradição na família ou simplesmente o que surgiu. O lado bom é que ninguém é uma coisa só e sempre é tempo de mudar. Hoje vejo muitos clientes com idade mais avançada buscando orientação profissional para mudar de carreira, com a vantagem da experiência de vida e do comprometimento em ser feliz. Portanto, buscar ajuda terapêutica, seja em terapia ou consultoria de carreira, é uma ótima saída para se reinventar no mercado de trabalho." Leia mais sobre felicidade e carreira aqui.

FILÓ - SE DESPREOCUPAR EM RELAÇÃO AO FILHO

Por Eric Flor, terapeuta prânico - "O excesso de preocupação está relacionado Ao medo de perder o controle. E isso, além de nos deixar inertes, atrapalhar a rotina, causar problemas físicos e transtornos mentais, cria elos negativos, o que é muito ruim para todos os envolvidos. Esses elos se tornam barreiras físicas, energéticas e emocionais que podem desenvolver doenças. Na psicoterapia prânica (entenda o que é pranic healing aqui), por meio de instrumentos específicos, é possível reduzir e até extinguir esses elos. Os elos negativos ao serem cortados promovem equilíbrio e harmonização na vida da pessoa". Leia mais sobre excesso de preocupação aqui.

IRMA - COMO SE PREPARAR PARA SER MÃE DE 1ª VIAGEM

Por Monalihsa Cávallaro, Psicoembrióloga - "Sempre que possível, é recomendado que o casal que deseja engravidar realize um processo de pré-concepção, buscando preparação e seu próprio autoconhecimento. Procurar informações sobre como estava a vida dos seus pais durante a sua gestação, como a sua mãe se sentiu, se passou por alguma situação impactante e como foi o parto, poderá auxiliar nesse processo e ajudá-lo na liberação dessas influências. Práticas e técnicas da psicoembriologia (entenda o que é aqui) contribuem muito para o desenvolvimento íntegro dos filhos e dá suporte para a gestante e o casal percorrerem todas as fases da gravidez com mais leveza e menos inseguranças".

JUMA - COMO SE DESAPEGAR DA VELHA CASA

Por Andrea Leandro, terapeuta floral e consultora em harmonização de espaços (internos e físicos) - "É preciso ter em mente que mudanças ajudam a arejar a mente, a desapegar e abrir espaço para o novo. Para ajudar com o desapego, pode-se tomar um floral para despertar as virtudes internas para lidar com a mudança. Cada pessoa reage de forma diferente às mudanças, por isso é aconselhável consultar um terapeuta floral para ajudar nesse processo. Além disso, ao se mudar, é preciso lidar com seus espaços internos (emoções e pensamento) e externos (sua casa antiga e nova). Por isso, ao sair da casa antiga, se despeça. Agradeça pelo tempo vivido ali. Mesmo que tenha sido desafiador. Quando chegar no novo lar, o acolha, para ser acolhido. Coloque à vista o que traz alegria e boas lembranças. Dessa forma, vai criando um novo hábito de levar consigo para onde for aquilo que te fortalece internamente". Leia mais sobre como usar florais aqui.

GUTA - SE LIVRAR DA RELAÇÃO TÓXICA DO PAI

Por Maria Cristina, psicóloga e consteladora familiar - "E se eu te dissesse que a solução para lidar com seu pai tóxico (o mesmo vale para a mãe) é justamente oposta de excluí-lo de sua vida? Para compreender melhor este processo, é preciso ter em mente que existem algumas leis sistêmicas que atuam em todas as famílias —pertencimento, ordem e equilíbrio. Quando há conflitos nas famílias, certamente alguma lei está sendo negligenciada, ou mesmo todas elas. A constelação familiar pode ser usada em relações tóxicas para ajudar a seguir em frente, sem desrespeitar nem julgar os pais pelos atos cometidos e ainda assim honrar a vida que lhe foi dada da melhor maneira possível. Se você já é adulto, pode seguir com sua vida da melhor maneira. Às vezes a distância física é essencial. Se feito com boa postura, não gera rompimento e o é possível seguir a vida mais leve." Saiba mais sobre a relação com pais tóxicos aqui.

MARIA BRUACA - COMO DESCOBRIR SUA VERDADEIRA VOCAÇÃO

Por Marcia Fervienza, astróloga e psicóloga - "A astrologia é uma grande ferramenta de autoconhecimento. Um dos posicionamentos mais importantes na leitura da personalidade de uma pessoa e que pode indicar como ela pode se desenvolver na carreira profissional e qual é o seu propósito de vida é o meio do céu, a casa 10 do mapa astral. Esse signo vai indicar as características que você implicará na sua profissão, na sua reputação e na sua posição na comunidade. Mas a informação mais importante que o meio do céu fornece é sobre seu objetivo de vida: o quanto tão longe você quer chegar? Quando interpretamos esse posicionamento em conjunto com outros pontos do seu Mapa podemos identificar nossa vocação". Sugestão: faça o mapa profissional e analise o meio do céu e outras posições em conjunto para descobrir seu perfil profissional.

TENÓRIO - MELHORAR CONVIVÊNCIA COM FAMILIARES

Por Solange Lima, aromaterapeuta e cromoterapeuta - "O relacionamento entre pais e filhos é complexo e exige dedicação para ser saudável, amoroso e tranquilo. Para contornar eventuais dificuldades nessa relação e melhorar a convivência, podemos contar com a ajuda de algumas terapias naturais, como a Aromaterapia. Ao inalar os aromas dos óleos essenciais, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico e o cérebro reage, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém. No caso de um pai autoritário e inflexível, seria indicado fazer uso de óleos essenciais como limão e patchouli, assim como gerânio, que pode trabalhar a (in)sensibilidade. Mas lembre-se sempre de consultar um aromaterapeuta, para fazer uso dos óleos essenciais de forma segura, pois existem contraindicações." Saiba mais sobre óleos essenciais aqui.

JOSÉ LUCAS - SABER LIDAR COM SUAS PAIXÕES

Por Ceci Akamatsu, terapeuta energética e especialista em Amor"Se você costuma desejar um relacionamento que dê certo ou que seu relacionamento melhore, que tal desejar enxergar e compreender seus próprios aspectos que lhe fazem vivenciar relacionamentos de maneira desagradável? Ao invés de nos focar em mudar os resultados desagradáveis, como sumiços, brigas e traições, foque em identificar e agir sobre as causas de suas frustrações. Somente clareando nossas reais intenções poderemos chegar às causas de nossas dificuldades afetivas. Em alguns casos, pode ser muito útil procurar orientação terapêutica para ajudar nessa mudança. Mas saiba que sempre existe a possibilidade de mudar e de ser feliz — e ela está ao seu alcance: é sua escolha". Leia mais sobre mudanças na vida amorosa aqui.

TADEU - COMO LIDAR COM A REJEIÇÃO PATERNA

Por Maria Cristina, psicóloga e consteladora familiar - "Nutrir ressentimentos pelos pais podem causar problemas em nossa vida pessoal e profissional. Para a visão sistêmica da constelação familiar, a vida vem através dos pais e, por esse motivo, eles merecem um lugar de respeito nas nossas vidas. Isso quer dizer que devemos honrá-los deste lugar que ocupamos independentemente do que eles falam, fazem ou demonstram. Se existe uma dor real de uma criança rejeitada, cabe a você, que agora é adulto, acolher esta criança para seguir mais livre. Julgar ou exigir dos pais mais do que eles podem dar apenas nos aprisiona em um movimento de dor e sofrimento." Leia mais sobre a importância do pai na nossa história aqui.

MUDA - SE LIVRAR DO DESEJO DE VINGANÇA

Por Ceci Akamatsu, terapeuta energética e especialista em amor - "A vingança acontece quando a pessoa não consegue dar conta de suas dores, medos, invejas, raivas e outros sentimentos negativos, e acredita que sua dor é causada pelo outro. Querer infligir dor em quem nos machucou é uma maneira de descarregar nossa energia negativa e aliviar essa sensação. Porém, a vingança costuma ser destrutiva para ambos os lados. Além disso, a vingança não cura os machucados sutis e na maioria das vezes só os agrava. A pessoa precisa fazer a escolha de se libertar da sua própria dor, e caso fique muito difícil fazer isso sozinha, buscar ajuda. Uma sugestão seria trabalhos terapêuticos e/ou energéticos para ressignificar e limpar as mágoas, raivas e dores que estão por trás da sede de vingança". Leia mais sobre o sentimento de vingança aqui.

ZEFA - CONSEGUIR TER UMA VIDA SEXUAL SAUDÁVEL

Por Roberta Struzani, terapeuta especializada em sexualidade"As experiências vividas por uma mulher podem se acumular no útero e no canal vaginal. Portanto, quando você vive algum medo, mágoa, trauma ou dificuldade, tudo isso fica registrado para sempre em forma de memória celular nestes órgãos. Uma mulher, por exemplo, que veio de uma família que orientava sobre sexo só após o casamento pode se ver obrigada a reprimir seu desejo sexual. Com o tempo, essa memória celular registrada no útero começa a reverberar o sentimento de que fazer amor ou se masturbar é errado, perigoso, pecaminoso. É possível trabalhar os impactos de acontecimentos como esse na sua mente e também em uma limpeza de memória de seu útero com uma vivência conhecida como "Reconsagração do Ventre".

MARIANA - SE LIVRAR DO PASSADO E ENCONTRAR NOVO RUMO

Por Tatiana Perecin, psicóloga - "A dor é uma grande professora. Por isso, use-a a seu favor. A dor do luto nos ensina sobre nossos valores, sobre o que é importante, e sobre o que sentimos falta. Utilize esses ensinamentos para pensar sobre o que você quer construir, reconstruir ou criar. E muito importante: a dor do luto precisa ser compartilhada, pois ela se cura melhor assim. Conversas com amigos, um grupo de apoio a enlutados, ou mesmo a psicoterapia podem ser de grande ajuda. Uma outra alternativa é a expressão artística. Você pode experimentar a escrita criativa. O importante é encontrar um caminho para expressar a sua dor e poder seguir em frente." Saiba mais sobre o processo de luto aqui.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem