Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare

Xamanismo: O que é, quais são suas origens e como funcionam seus rituais

Prática corresponde a rituais antigos, como danças, canções e substâncias psicoativas

Cristais no Xamanismo - Adriana Feijó/Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adriana Feijó
personare

Existem traços do xamanismo em todas as religiões, pois as práticas emergiram no período paleolítico e foram se desenvolvendo junto com a capacidade de compreensão do ser humano. Contudo, as práticas xamânicas estão crescendo em função da necessidade de equilibrar os interesses do indivíduo por tecnologias, sem deixar de lado a conexão e os cuidados com a natureza.

Dessa forma, o xamanismo está ressurgindo como um modo de harmonizar as relações com o que é divino, com a natureza, com o universo. Você sabe o que é xamanismo e como é praticado? Entenda melhor esse conceito e o que são rituais xamânicos a seguir.

O QUE É XAMAMISMO?

Criado por antropólogos, o termo xamanismo é um conjunto de práticas ancestrais, em que a natureza, os animais, as plantas, as pedras, o universo e o planeta são vistos como sagrados, divindade ou espíritos de luz.

É a mesma cultura de honrar os saberes ancestrais que ocorre entre os esquimós, entre os índios da América do Norte, da América Central e da América do Sul, além de Oceania, Austrália e Ásia.

É importante ressaltar que o xamanismo não é uma religião, pois trata-se de um conjunto de rituais muito antigos, como danças e canções, além do uso de substâncias psicoativas encontradas em ervas e palavras usadas para evocar espíritos aliados.

Vários povos, de diversas partes do planeta, buscavam em elementos da natureza uma conexão espiritual, por isso mesmo não temos uma origem e local precisos quanto ao surgimento do xamanismo.

RITUAIS XAMÂNICOS: O QUE SÃO?

O ritual xamânico pressupõe a presença de um líder com maior conexão espiritual conhecido como xamã. Uma pessoa que apresenta um estado expandido de consciência, demonstrando, assim, poderes que normalmente não possui. Por exemplo, a comunicação com espíritos por meio de instrumentos próprios destes rituais.

Os rituais xamânicos usam, portanto, o poder das pedras, plantas e animais, evocando energias que provêm de ancestrais para realizar a cura, transformações emocionais e crescimento na vida das pessoas.

Para isso, são utilizados instrumentos de poder, como círculos, totens, danças, meditações, etc. Quando pessoas realizam cerimônias e rituais, em um grupo ou individualmente, cria-se um espaço sagrado para a passagem de energia, assim, seus corações se abrem e se expandem.

Conheça aqui alguns rituais xamânicos que ajudam na cura interna, pois limpam nosso campo vibratório e equilibram nossa aura e chacras.

ANIMAIS DE PODER NO XAMAMISMO

Dentro do xamanismo, existem várias formas de contato com o plano espiritual, como por exemplo a conexão com o animal de poder ou animal espiritual, que é a representação de um guia espiritual.

Os animais de poder aparecem para chancelar o que você está vivendo ou para alertar sobre a mudança necessária que devemos realizar em nossas vidas.

De acordo com o xamanismo, o animal está lá para fornecer uma orientação à pessoa, sob a forma de conselho, proteção, purificação, poder ou sabedoria.

Sempre que você sentir que precisa desenvolver em você alguma qualidade, talento ou virtude ou poder, você pode chamar por esses guardiões de acordo com a sua necessidade no momento. Se quiser, faça o teste aqui e descubra de qual espírito animal de poder você necessita neste momento!

O universo xamânico é repleto de simbolismos profundos, com intuito de harmonizar e enriquecer nossas vidas. Que tal colocar alguns desses ensinamentos em prática?

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem