Você viu?

'Velha dos gatos e sem filhos com orgulho', declaram americanas ofendidas por vice de Trump

Atrizes, escritoras e ativistas que não são mães rebatem fala de candidato da chapa Republicana

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Da esq. para dir.: Gloria Steinem, Dolly Parton e Jennifer Aniston - Instagram

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma frase dita pelo candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump, JD Vance, está levando centenas de mulheres americanas a se assumirem orgulhosamente 'velha dos gatos' e sem filhos.

O comentário, feito por JD Vance em 2021, quando era senador, foi resgatado nas últimas semanas pela imprensa americana, após Trump anunciá-lo como seu vice. Na ocasião, ele dirigiu a crítica a Kamala Harris, então ministra dos Transportes, e a dois deputados democratas, Alexandria Ocasio-Cortez e Pete Buttigieg.

"Estamos sendo governados por um bando de velhas dos gatos sem filhos que são miseráveis com suas próprias escolhas e querem tornar o resto do país miserável também", disse Vance na ocasião, em entrevista à Fox News.

"Por exemplo, olhe para Kamala Harris, Pete Buttigieg e Alexandria Ocasio-Cortez. O futuro do partido Democrata é controlado por pessoas sem filhos, que não têm lugar na sociedade", continuou o atual candidato a vice-presidente. Kamala Harris tem dois enteados, o deputado Pete Buttigieg adotou duas crianças com seu marido em 2021 e a deputada Alexandria Ocasio-Cortez não tem filhos.

Após a entrevista de Vance voltar à tona, personalidades como Jennifer Aniston, Whoopi Goldberg e Gloria Steinem se posicionaram.

"Não consigo acreditar que isso veio de um possível presidente dos Estados Unidos", disse Jennifer Aniston no Instagram. A atriz, de 55 anos, revelou em 2022 que passou anos lutando contra a infertilidade e fez de tudo para conseguir engravidar enquanto enfrentava cobranças e especulações de toda parte.

"Eu desejo que sua filha tenha a sorte de um dia conseguir gestar os próprios filhos. Espero que ela não precise recorrer à fertilização in vitro, porque até isso você tentou tirar dela", escreveu Jennifer.

Em junho deste ano, o candidato a vice votou contra um projeto do partido Democrata para tornar a inseminação artificial mais acessível à população americana, como parte de um pacote de direitos reprodutivos.

Whoopi Goldberg também se manifestou contra o candidato. "Senhor, há pessoas que escolhem não ter filhos por diferentes razões, há pessoas que não conseguem ter. Como se atreve? Você nunca teve um bebê, sua mulher teve um bebê. Você não sabe nada sobre isso", disparou a atriz em um programa matinal. Whoopi foi mãe aos 18 anos de sua única filha, Alexandrea Dean Martin.

A escritora Gloria Steinem, de 90 anos, importante nome do feminismo contemporâneo, também apareceu no Instagram rebatendo a fala do candidato e segurando sua gatinha Magritte. A postagem foi feita por representantes da fundação que leva seu nome. "Gloria é uma orgulhosa velha dos gatos sem filhos e dividiu sua casa com muitos felinos ao longo de sua vida", diz a publicação.

Uma página criada no Instagram em julho deste ano chamada Childless Cat Ladies se dedica a publicar fotos de seguidoras com seus gatinhos. "Um sonho febril de JD Vance. Somos sem filhos. Somos velhas dos gatos. Temos lugar neste país", diz a descrição da página.

Uma das homenageadas pela página é a cantora country Dolly Parton, de 78 anos. Na foto, ela aparece segurando um gatinho filhote. "Dolly Parton. Heroína americana. Descendente indígena. Velha dos gatos sem filho", diz a legenda.

CAMPANHA

Kamala Harris aproveitou o movimento para lançar uma campanha com a cantora Carole King, 82, conhecida apoiadora do partido Democrata.

Na campanha, a cantora se apresenta como a "velha dos gatos original" e pede doações em dinheiro aos apoiadores da candidata.

"Estou pessoalmente escrevendo esse e-mail para te convidar para juntar-se ao movimento para eleger Kamala Harris presidente dos EUA e derrotar definitivamente o homem alaranjado", diz o texto da campanha.

"Telêmaco, o gato, se juntaria a nós se ainda estivesse aqui. Temos muito lugar na sociedade e Kamala inspira um movimento de pessoas que valorizam a dignidade, a decência e a liberdade".