Navio de cruzeiro chega a Nova York com uma baleia morta na proa
Investigações foram abertas e a questão agora é saber se a morte do animal ocorreu antes ou depois do choque com a embarcação
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um navio de cruzeiro chegou ao porto de Nova York, Estados Unidos, no último sábado (4) com uma baleia morta presa na proa. O mamífero, que possuía cerca de 13 metros de comprimento, pertence à espécie baleias-sei, ou Balaenoptera borealis, uma das maiores baleias que vivem nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico e é uma espécie protegida.
Segundo o jornal The New York Times, o corpo do animal foi descoberto quando o navio se aproximava do Terminal de Cruzeiros de Brooklyn, e as autoridades foram "imediatamente notificadas", disse a MSC Cruzeiros, proprietária da embarcação.
Uma necropsia, uma autópsia feita a um animal nesta terça-feira (7), identificou como uma fêmea adulta e a questão agora é saber se sua morte ocorreu antes ou depois do contato com o navio. A Atlantic Marine Conservation Society, organização sem fins lucrativos, com sede em Hampton Bays, Nova York, acompanha as investigações.
O barco envolvido no acidente foi o Meraviglia, da MSC Cruzeiros, que atracou em Nova York antes de partir para o Canadá. Os responsáveis disseram em um comunicado que assim que perceberam o problema avisaram as autoridades competentes e que a empresa possui regulamentos em vigor para evitar colisões com baleias e outros animais no mar.