Você viu?

Modelo de origem taiwanesa desabafa após rosto alterado para ficar 'branca': 'É um desrespeito a minha raça'

Shereen Wu reclama do uso de Inteligência Artificial em imagem de desfile do estilista Michael Costello

A modelo taiwanesa-americana Shereen Wu diz ter sido vítima de racismo - Reprodução

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A modelo taiwanesa-americana Shereen Wu ganhou destaque no universo da moda na última semana depois que fez uma denúncia contra o estilista Michael Costello. Ela descobriu que teve seu rosto alterado por Inteligência Artificial para ficar mais 'branca' em uma imagem divulgada do desfile do profissional, que aconteceu em Los Angeles, Estados Unidos, no dia 25 de outubro.

"Nunca fui tão insultada em minha vida. Esse é o meu corpo, o meu pescoço, mas não o meu rosto (...) Não me importo com pessoas editando o meu rosto, mas alterar a minha raça é um absurdo. É um desrespeito a minha raça ", escreveu a modelo em suas redes sociais. Ela lamentou ter sido vítima de racismo na postagem, que viralizou e trouxe muitas críticas para Costello.

O estilista, que já trabalhou com Beyoncé, Cardi B, Kim Kardashian, Lady Gaga e Jennifer Lopez , chegou a publicar uma retratação em seu Instagram. A postagem foi deletada em menos de 24 horas, segundo o jornal britânico The Guardian. No comunicado, Costello negou ter sido o responsável pela edição no rosto da modelo. Ele disse que tinha recebido a imagem de uma pessoa não identificada e não se manifestou mais sobre o assunto.

Shereen Wu contou ainda que não recebeu cachê para trabalhar no desfile de Costello - Reprodução/Instagram

Apoiada por colegas de passarelas e seguidores, Shereen Wu contou que não recebeu nenhum cachê para desfilar e explicou também outro motivo que a fez expor o episódio. "Espero que as pessoas entendam como é doloroso ter seu trabalho roubado. É muito desumano. Ao não usar o meu rosto, esse estilista está tirando o direito de modelos, sem a mesma influência que ele já tem, cresça no mercado".