Você viu?

Piada mais antiga do mundo é sobre pum e tem cerca de 4 mil anos

Anedota foi encontrada em placa atribuída ao povo sumério, que vivia onde hoje é o Iraque

Piada mais antiga do mundo é sobre pum; registro foi encontrado onde hoje é o Iraque - Surface/Unsplash

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em shows de stand up comedy feitos por comediantes, piadas sobre diferentes assuntos divertem os espectadores e fazem a plateia rir. Alguns comentários podem até sair daquele ambiente e se tornar debate nas redes sociais.

Mas, segundo um estudo feito por um pesquisador britânico, a primeira anedota feita no mundo foi sobre pum —ou, pelo menos, a mais antiga de que se tem registro.

Em 2008, durante a pesquisa, foram encontradas antigas tábuas do período da Antiga Babilônia com uma frase atribuída aos antigos sumérios —povo que vivia na região do que hoje é o Iraque. "Algo que não acontece desde tempos imemoriais: uma jovem jamais peida no colo do marido", dizia. Os cientistas acreditam que as placas teriam sido feitas entre 2.300 a.C. e 1.900 a.C.

Paul McDonald, especialista em humor da University of Wolverhampton, no Reino Unido, conduziu o estudo "Dave Historical Humour Study" e elencou que a segunda piada mais antiga era sobre o rei Snofru, um faraó.

"Como entreter um faraó entediado? Coloque um navio cheio de mulheres vestidas somente com redes de pesca e diga ao faraó que pegue um peixe."

Ele diz que o estudo mostra como as anedotas variam ao longo dos anos. Algumas adotam o formato de pergunta e resposta, já outras podem ser provérbios espirituosos ou enigmas. "O que todos compartilham, no entanto, é uma disposição para lidar com tabus e um certo grau de rebelião. Trocadilhos modernos, piadas de garotas de Essex e humor de banheiro podem ser rastreados até as primeiras identificadas nesta pesquisa", disse ele.