Disco voador? Papo entre torre e piloto tem citação a 'luzes estranhas' no céu
Não havia aviões no radar quando comandante reportou questão
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Durante um voo comercial da Azul que saiu de São Paulo (SP) com destino a Porto Alegre (RS), o piloto reportou algumas "luzes estranhas" com "movimentos aleatórios" que apareciam para ele durante sua pilotagem.
Porém, a equipe da torre de controle do Aeroporto Internacional Salgado Filho não encontrou outro avião no radar. Dessa forma, as tais luzes começaram a intrigar. Seria um disco voador?
Em vídeo disponível no YouTube, é possível ouvir na íntegra a conversa entre o comandante do avião Airbus A320-251N, voo 4517, com a torre de comando. "Você poderia informar quando as luzes sumirem", pergunta a operadora. "Agora apareceu novamente", emenda o piloto.
Segundo ele, tratava-se de uma espécie de farol de aeronave que fazia uma volta completa e que "não existia um padrão de circuito de tráfego" no movimento da luz, e que ele seria "um movimento aleatório". "A luz aparece e some, aparece e some, várias vezes", destacou. Com isso, o objeto acabou não identificado.
Procurada, a Azul informa por meio de sua assessoria que a investigação sobre o caso não cabe a ela e que "seus tripulantes seguem os mais rigorosos protocolos de segurança e que qualquer eventualidade é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo".