Você viu?

Piloto de avião é demitido por dormir durante voo

Aeronave da Ita Airways teria ficado incomunicável por 10 minutos

Avião da Ita Airways - REUTERS

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um piloto de avião foi demitido após dormir durante um voo da companhia Ita Airways, e deixar a aeronave passar pelos aeroportos de desembarque, na Itália. No momento, o outro piloto presente na aeronave fazia sua hora de descanso programada.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, o voo AZ609 teria ficado cerca de 10 minutos sem nenhum piloto consciente a bordo, já que esse foi o tempo que o controle de tráfego aéreo demorou para contatar a dupla, que não teve seus nomes divulgados. O caso aconteceu no último sábado (30).

A falta de contato dos pilotos aconteceu enquanto a aeronave sobrevoava o território francês e fez soar um alerta de possível ataque terrorista. As autoridades francesas chegaram a alertar aos italianos sobre a possibilidade de o avião de modelo Airbus A330-200 ter sido sequestrado.

O jornal britânico The Independent informou que o avião não sofreu perda de altitude durante o tempo que ficou incomunicável. A Ita Airways afirmou que, após uma investigação para descobrir o que aconteceu na cabine da aeronave, o piloto foi desligado da empresa por não cumprir as normas de segurança.