Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
As 'plantas pênis' viraram notícia recentemente após o governo do Camboja pedir aos turistas que parassem de colher a espécie carnívora rara para tirar fotos para postar nas redes sociais. Apesar dos turistas acharem engraçado o formato da planta, o Ministério do Meio Ambiente do país asiático diz que ela está à beira da extinção.
A espécie ganhou este nome após despertar a curiosidade dos turistas devido à forma fálica quando observada de um certo ângulo, mas a semelhança com o órgão genital é mais pronunciada quando as folhas ainda estão se desenvolvendo e o tubo está fechado.
As plantas pênis são encontradas originalmente em solos pobres de nutrientes nas partes tropicais do oeste do Camboja em altitudes de 600 a 800 metros acima do nível do mar. Elas complementam sua dieta com insetos.
Para atrair suas presas, essas plantas carnívoras usam seu néctar e perfume. Quando as presas andam ao redor da borda do tubo acabam deslizando e se afogando em fluídos digestivos antes de serem ingeridas pela planta carnívora.