Você viu?

Nova Zelândia demite mago oficial após mais de duas décadas

Ele se envolveu em polêmica com comentários sobre as mulheres.

Mago da Nova Zelândia - Simon Baker/Reuters

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ian Brackenbury Channell, 88, mago oficial da Nova Zelândia, talvez o único mago nomeado pelo estado no mundo, foi retirado da folha de pagamento de pagamento público após 23 anos, segundo o The Guardian.

O mago foi contratado pelo conselho municipal de Christchurch nas últimas duas décadas para promover a cidade por meio de “atos de magia e outros serviços mágicos”, a um custo anual de NZ $ 16.000 (R$ 61.628 mil na cotação atual).

Channell, que nasceu na Inglaterra, começou a realizar atos de magia e entretenimento em espaços públicos logo após chegar à Nova Zelândia. em 1976. Quando o conselho originalmente tentou impedi-lo, o público protestou.

Em 1982, a Associação de Diretores de Galerias de Arte da Nova Zelândia disse que ele havia se tornado uma obra de arte viva. Em 1990, o primeiro-ministro da época, Mike Moore, pediu que ele considerasse se tornar o Mágico da Nova Zelândia. “Estou preocupado que sua magia não esteja à disposição de toda a nação”, Moore escreveu em seu papel timbrado oficial.

"Eu sugiro, portanto, que você considere urgentemente minha sugestão de que você se torne o Mago da Nova Zelândia. Sem dúvida, haverá implicações na área de feitiços, bênçãos, maldições e outros assuntos sobrenaturais que estão além da competência de meros primeiros-ministros."

Desde então, ele se apresentou em Christchurch, dançou chuva na Nova Zelândia e na Austrália durante as secas e foi premiado com a Medalha de Serviço da Rainha no Queen's Birthday Honor 2009. Mas ele também se envolveu em polêmica com comentários desagradáveis ​​sobre as mulheres.

Em uma exibição em abril do programa de atualidades do canal Three New Zealand Today, apresentado por Guy Williams, o mago disse que gostava de provocar as mulheres dizendo que eram tortuosas, e acrescentou que “elas usam a astúcia para pegar homens estúpidos”.

“Eu amo mulheres, eu as perdoo o tempo todo, eu nunca bati em uma ainda. Nunca bata em uma mulher porque elas se machucam com muita facilidade é a primeira coisa, e elas vão contar para os vizinhos e seus amigos. Então, você estará em apuros."

O conselho disse ter enviado ao mago uma carta agradecendo por seus serviços a Christchurch nas últimas décadas e informando que eles estavam fechando o livro de seu contrato, disse a porta-voz do conselho, Lynn McClelland.

McClelland acrescentou que foi uma decisão difícil, mas o Mágico “faria para sempre parte da história [de Christchurch]”.

"A cidade está embarcando em uma nova direção de turismo e promoção que refletirá suas diversas comunidades e exibirá uma cidade vibrante, diversa e moderna que é atraente para residentes, visitantes nacionais e internacionais, novos negócios e trabalhadores migrantes qualificados”, disse ela.

O Mágico disse que o conselho decidiu parar de pagá-lo porque ele não se encaixava nas “vibrações” da cidade. Ele disse que era um provocador.“Isso implica que sou chato e velho, mas não há ninguém como eu em Christchurch.”

“É que eles não gostam de mim porque são burocratas chatos e todos gostam de mim e ninguém gosta deles”, disse ele.

O mago é um rosto bem conhecido dos residentes de Christchurch, mas, nos últimos anos, sua presença diminuiu e os avistamentos tornaram-se raros. Diz que é porque o município o tornou invisível e não quis responder às suas sugestões para melhorar o turismo.