Você viu?

'Fantasmas' tomam as ruas na Indonésia para evitar que as pessoas violem quarentena

Voluntários tentam usar o susto para afastar as pessoas das ruas

'Fantasmas' tentam afastar pessoas das ruas na Indonésia durante quarentena do coronavírus - Reprodução/CNN
São Paulo

Entre várias iniciativas para convencer as pessoas a ficarem em casa durante a pandemia do novo coronavírus, a Indonésia encontrou uma das mais criativas. Desde o começo de abril, fantasmas têm perambulado pelas ruas na província central de Java.

Os fantasmas na verdade são voluntários que se vestem como os “pocongs” ou "pochongs", segundo a CNN, que, de acordo com o folclore local, perambulam por cemitérios assustadores usando os restos de uma mortalha, amarrada com um nó na cabeça e outro nos pés.

A ideia dos voluntários era assustar os moradores que violam a regra de isolamento, mas no início o plano não deu muito certo. A vigília dos "pocongs" acabou virando notícia, ganhou popularidade nas redes sociais e fez com muita gente saísse às ruas justamente para vê-los.

“Antes de tudo, queremos ser diferentes. Em segundo lugar, criar um efeito dissuasor porque o ‘pocong’ é assustador”, disse o chefe do grupo de jovens voluntários, Anjar Pancaningtyas, à CNN, acrescentando que a iniciativa está em cooperação com a polícia local.

Apesar da aparência assustadora, os "pocongs" não são rápidos, já que caminham com a mortalha amarrada em seus pés.

A Indonésia decretou emergência nacional em 31 de março, devido ao coronavírus, quando estabeleceu regras como o isolamento social e a quarentena a viajantes que chegam ao país. O país registra nesta sexta-feira 520 mortes e quase 6.000 casos da doença, segundo levantamento da Universidade John Hopkins.