Seis passos para encontrar respostas em 2020
Ao fechar um ciclo, é importante refletir sobre mudanças
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Todo início de ano, mesmo sem querer, nós somos levados a fazer uma retrospectiva e reflexão sobre como nossa vida andou nos últimos meses.
A questão é que, muitas vezes, essa reflexão do ano que passou traz uma sensação de vazio e de que nada mudou. E é aí que nos agarramos aos sentimentos de otimismo e esperança, à promessa de praticar só pensamentos positivos para que os próximos meses sejam diferentes. Assim, como um passe de mágica. Como se trocar o velho calendário pelo novo fosse garantia de sucesso para o novo ciclo. Doce ilusão!
Não estou dizendo que praticar o pensamento positivo, ser otimista e esperançoso seja algo ruim. Muito pelo contrário. Mas afirmo com toda convicção que estes, por si só, não são garantia de nada. É preciso mais.
A boa notícia é que esse “algo a mais” só depende de você. Basta olhar para si mesmo e se colocar como um sujeito de ação, um agente de mudanças que é responsável por sua vida e escolhas. Vamos parar com essa fantasia de achar que o ano que vem vai nos trazer A, B ou C, pois só você é capaz disso. A questão é de dentro para fora, e não o contrário.
Somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos, e não meros coadjuvantes que vivem à mercê dos outros. Não são os astros, os gurus, as previsões, os amigos ou familiares que vão nos dizer o que fazer –eles até podem sugerir algo importante e relevante, que, de fato, contribuirá para nosso sucesso.
Mas a mudança só será efetiva se partir de você. Algo dentro de si deve decidir o quê e como mudar. E essa resposta é só sua. E, como citei anteriormente, é preciso mais. Mais atitude, mais ação e mais consciência sobre a nossa responsabilidade em relação ao que somos e ao que queremos ser e ter.
Um bom caminho para exercitar essa consciência é fazer uma retrospectiva do seu ano, porém se colocando como o protagonista da sua própria história, sem terceirizar a culpa ou a responsabilidade para o outro, o que é um grande equívoco.
Agora é com você. Entre em ação e mude seus padrões. Só assim seu ano será, de fato, transformador e diferente dos demais. Acredite, quando você muda, seu mundo muda junto! Que 2019 tenha servido para lhe mostrar que 2020 poderá ser o seu ano, desde que assuma as rédeas da sua vida. Liberte-se dos padrões antigos e tenha um novo ano de muitas realizações!