Taumaturgo Ferreira foi expulso de 'Renascer' e diz que saída da novela atrapalhou carreira
Ator relembrou passagem na novela de 1993 que ganhará remake no horário nobre da Globo em 2024
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Sempre lembrado por ter feito o papel de José Venâncio em "Renascer" (1993), da Globo, o ator Taumaturgo Ferreira relembrou sua passagem pela novela de Benedito Ruy Barbosa. Hoje com 67 anos, o intérprete admite que sair da trama de forma conturbada atrapalhou sua carreira na emissora e na TV como um todo.
Naquele ano, segundo Taumaturgo, ele havia combinado com a direção da novela que faria uma interpretação sem sotaque interiorano por ser um personagem que havia estudado fora do país e era mais sofisticado. Mas direção, público e crítica, não entenderam bem a linha. Com isso, ele foi expulso da trama.
"Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal interpretado, acharam que eu fui arrogante. O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio. Primeiro porque não competia a mim falar nada", revelou ao jornal O Globo.
"Eu também não queria alimentar a polêmica. Eu morava no Rio na época, mas fui para São Paulo e fiquei um tempo totalmente recolhido. Foi um episódio que afetou muito a minha carreira na época", completou Taumaturgo.
"Eu vinha num ritmo de ascensão na Globo e, de repente, fui cancelado. E aí todo mundo que não ia com a minha cara resolveu aproveitar para chutar cachorro morto. Demorou a passar, não porque eu ficava falando sobre isso. Mas, a partir daí, a cada trabalho que eu fazia, a primeira coisa que me perguntavam nas entrevistas era sobre o assunto", afirmou.
Taumaturgo também falou sobre o remake da produção, que já está em estado avançado de escalação na Globo. O ator ficou feliz com a escalação de Marcos Palmeira para o papel de José Inocêncio, feito no original por Antônio Fagundes.
"Tinha tudo para ser ele [Marcos Palmeira]. Primeiro, porque ele já foi o João Pedro, irmão de José Venâncio na primeira versão. Segundo, porque ele é maravilhoso. É uma escolha perfeita. Não tem como dar errado", finalizou.