Presidente da TV Brasil diz que governo vai parar de comprar novelas da Record: 'Não queremos'
Hélio Doyle diz que EBC (Empresa Brasil de Comunicação) procura tramas estrangeiras para preencher programação
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), mantenedora da TV Brasil, Hélio Doyle diz que a TV do governo federal vai parar de comprar novelas bíblicas da Record. Mesmo com boas audiências, a qualidade das tramas foi criticada Doyle, bem como de produções que não são produzidas pela Globo. Para encontrar alternativas, a EBC comprará novelas estrangeiras.
"A Globo não vende novelas. Ela mesma já faz a retransmissão no 'Vale a pena ver de Novo' e no canal Viva. Da Record, não queremos comprar. São aquelas novelas bíblicas. A Band vende caro e não tem nada de bom. Então estamos fazendo uma prospecção no exterior. Estamos avaliando BBC, Deutsche Welle, produções mexicanas e argentinas", afirmou Hélio em entrevista ao Metrópoles.
Mesmo reconhecendo a subida de ibope das tramas da Record, Doyle deseja manter qualidade do conteúdo apresentado para manter a quinta maior audiência do Brasil, na frente da RedeTV!. Além de folhetins, a TV Brasil está atrás de direitos de transmissão de eventos esportivos, principalmente futebol, esporte mais popular do Brasil.
"Na TV aberta, temos a quinta audiência do país, estamos na frente da RedeTV!. Mas é pouco, não estamos satisfeitos. Queremos uma novela que cause impacto, vamos fazer promoção, estamos atrás de esportes, vamos voltar com o Sem Censura de tarde. Nesta semana passamos a transmitir para as 27 capitais", afirmou Dolye.
Entre 2020 e 2022, a EBC, ainda sob o comando do governo Jair Bolsonaro (2019-2022), pagou cerca de R$ 7 milhões para exibir três novelas da Record na programação. Além das bíblicas "Os Dez Mandamentos" (2015-2016) e "A Terra Prometida" (2016), a Record também vendeu "A Escrava Isaura" (2004). A TV Brasil também adquiriu a novela "Os Imigrantes" (1982), um dos maiores sucessos da história da Band.