'Travessia' é inspirada em caso real de linchamento por fake news
Gloria Perez viu vídeo na internet para idealizar história da protagonista, Brisa
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A novela Travessia, que estreia na Globo na segunda (10), é inspirada em casos reais de vítimas de fake news. A maranhense Brisa (Lucy Alves) é cercada por pessoas furiosas que veem semelhança entre ela e a imagem de uma suposta sequestradora de bebês. Desesperada, ela foge no carro de um desconhecido, o hacker Oto (Romulo Estrela).
Glória Perez, a autora do folhetim, se inspirou em vídeos de vítimas de linchamentos similares para escrever a trama, disse, no Fantástico deste domingo (9).
Travessia entra no lugar da aclamada Pantanal na vaga das 21h30 da Globo.
O interior do Maranhão onde começa Travessia faz as vezes da periferia do, Guarujá de onde veio Fabiane Maria de Jesus, a Brisa da vida real. Em 2014, ela foi vítima de linchamento por ser identificada como uma sequestradora de crianças a partir de notícias falsas compartilhadas no Facebook.
A dona de casa foi espancada até a morte. Cinco pessoas foram presas pelo crime. No Fantástico, uma das filhas da mulher torce pela personagem que a história de sua mãe inspirou: "Que ela consiga ter justiça". A família luta por indenização da rede social pelo crime.
Além do burburinho do assunto contemporâneo, a novela conta com nomes de peso, como Chay Suede, Romulo Estrela, Giovanna Antonelli e a influencer e ex-BBB Jade Picon, que estreia como atriz direto no horário nobre, sob protesto do sindicato de atores.