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'Valorant': Guia de personagens e habilidades de cada agente

Como usar e quais os danos de cada skill do novo jogo da Riot

Agentes/Personagens de Valorant, da Riot - Divulgação
São Paulo

Uma das estratégias essenciais do novo jogo da Riot, "Valorant", é saber escolher a sua equipe de agentes para a disputa. Com uma cartela de dez personagens (ou agentes), cada um com uma nacionalidade, o game oferece habilidades distintas que, somadas em uma equipe, podem levar à vitória.

Cada habilidade possui sua função e preço (elas são compradas antes do início da rodada), e é importante saber aquelas que mais se adequam ao seu estilo de jogo antes de usá-las. Abaixo, listamos habilidades de cada personagem de "Valorant", bem como seus comandos e formas de usá-las.

Raze Brasil

  • Bumba (C)

    Dispara um robô, que anda em linha reta no chão, ricocheteando nas paredes, e persegue inimigos quando os detecta, explodindo e causando dano pesado se alcançá-los.

  • Carga de Explosivos (Q)

    Joga uma carga de explosivos que gruda em superfícies e pode ser reutilizada após a detonação.

  • Cartuchos de Tinta (E)

    Granada múltipla que causa dano e cria submunições.

  • Estraga-Prazeres (X)

    Lança-mísseis que causa dano devastador na área de contato.

Breach - Suécia

  • Pós-Choque (C)

    Carga de fusão que atravessa paredes e pode ser usada até duas vezes. Ela dá tempo para que os inimigos fujam, mas causa dano alto e os obriga a saírem de suas posições.

  • Ponto de Clarão (Q)

    Carga cegante que também atravessa paredes e pode ser usada até duas vezes. Detonada, ela cega jogadores que estiverem olhando para ela.

  • Falha Tectônica (E)

    Causa um impacto sísmico, estonteando s jogadores na zona. É gratuito.

  • Trovão Giratório (X)

    Outro abalo sísmico, mais forte, que atordoa oponentes e derruba os que estiverem na área de efeito.

Brimstone - EUA

  • Sinalizador Estimulante (C)

    Usável duas vezes por round, é um sinalizador que, ao pousar, cria um campo no qual os jogadores que estiverem dentro recebem um bônus de taxa de disparo, tempo de recarga, velocidade de troca de arma e recuperação de recoil.

  • Incendiário (Q)

    Granada flamejante/molotov que pode quicar em paredes e só explode em contato com o chão, gerando zona de fogo danosa.

  • Fumaça Celeste (E)

    Dispara nuvens de fumaça que bloqueiam a visão de três áreas selecionadas. O primeiro uso no round é gratuito.

  • Ataque Orbital (X)

    Lança laser orbital em qualquer lugar selecionado do mapa, causando muito dano ao longo do tempo aos jogadores na área selecionada. A habilidade demora para ser ativada, e o oponente pode fugir/é obrigado a se reposicionar.

CYPHER - MARROCOS

  • Fio-armadilha (C)

    Dispara um fio “invisível” e destrutível, no qual jogadores que o passarem ficam imobilizados e estonteados por um breve intervalo. Pode ser recolhido e acionado novamente em outra área.

  • Jaula Cibernética (Q)

    Lança uma “jaula cibenética” diante de Cypher, que cria uma zona de bloqueio de visão quando ativada, que também reduz momentaneamente a velocidade que a atravessam. Também pode ser usada até duas vezes.

  • Câmera de Vigilância (E)

    Coloca uma câmera de vigilância em um local e dispara um dardo marcador, que revela a localização de qualquer jogador atingido --mas que pode ser retirado manualmente. É uma habilidade gratuita.

  • Assalto Neural (X)

    Mirando um oponente morto, o Cypher lança seu chapéu e tem acesso à localização de todos os jogadores inimigos ainda vivos, naquele momento, mas sem rastreá-los. A habilidade precisa ser usada logo após a morte do oponente, e serve para orientar o sentido em que se deve ir.

JETT - COREIA DO SUL

  • Erupção das Brumas (C)

    Lança um projétil que vira uma nuvem de curta duração, que obscurece a visão ao encostar em uma superfície. Pode ser usada até três vezes no round.

  • Corrente Ascendente (Q)

    Jett é lançada bem alto no ar, podendo conferir posições inalcançáveis.

  • Planar

    Permite que ela levite durante um salto, se segurar o botão de pulo após saltar.

  • Brisa de Impulso (E)

    Ganha um enorme boost de velocidade e se desloca para direção em que Jett estiver olhando.

  • Tormenta de Aço (X)

    Conjunto de facas de arremesso altamente precisas que são recarregadas ao matar um oponente. As facas podem ser lançadas uma de cada vez, ou juntas em um disparo secundário, e são altamente letais.

OMEN - ORIGEM DESCONHECIDA

  • Passos Tenebrosos (C)

    Teleporta para o local marcado, sendo que oponentes só escutam o som emitido da saída, mas não o da chegada. Possui um tempo de carregamento e mostra o local que você pretende aparecer. Pode ser usada a até duas vezes.

  • Paranoia (Q)

    Projétil sombrio que reduz a visão de todos os jogadores atingidos, podendo atravessar paredes. Pode ser usado até duas vezes.

  • Manto Sombrio (E)

    Escolhe a área (podendo atravessar paredes) e lança um smoke de longa duração que bloqueia a visão. Pode ser usado até duas vezes e é gratuito.

  • Salto das Sombras (X)

    Permite que teleporte para qualquer lugar do mapa após um breve período de carregamento. Neste período, Omen é visto como um vulto que pode ser destruído por qualquer inimigo para cancelar o teleporte --neste caso, a saída é usar somado ao Manto Sombrio.

PHOENIX - REINO UNIDO

  • Labareda (C)

    Lança uma parede de fogo que bloqueia a visão, causa dano em jogadores que a atravessem, mas cura Phoenix quando ele a atravessa.

  • Bola Curva (Q)

    Lança bola de fogo em uma trajetória curva que detona aos poucos e cega todos os jogadores que estiverem olhando. Um disparo curva para a esquerda, e dois para a direita. Pode ser usado até duas vezes.

  • Mãos quentes (E)

    Incendeia a área atingida, causando dano em jogador que continue no local. Phoenix é curado pela habilidade. É gratuita e recarrega após dois kills.

  • Renascimento (X)

    Instantaneamente coloca um marcador na localização de Phoenix, com a habilidade ativa. Cria uma cópia de si mesmo que pode ser controlada livremente por um breve período de tempo, mata oponentes, mas deixa o Phoenix vulnerável durante o tempo de uso (se o agente morre, sua cópia também).

SAGE - CHINA

  • Orbe de Barreira (C)

    Cria barreira para bloquear a visão e a passagem de jogadores, ou elevar agentes que estejam em cima na hora da sua criação, criando novos ângulos de tiro privilegiados.

  • Orbe de lentidão (Q)

    Molotov que quica na parede, e causa lentião na área afetada, aumentando também o som de seus passos.

  • Orbe curativo (E)

    Disparo com bom alcance que cura (letamente) um aliado ferido ou a própria Sage (disparo duplo).

  • Ressurreição (X)

    Ressuscita um aliado morto em um período de canalização, que traz a vida completa de volta, mas sem arma.

SOVA - RÚSSIA

  • Drone Coruja (C)

    Libera um drone aéreo destrutível que pode ser pilotado e dispara dardo marcador que revela localização de jogadores atingidos.

  • Flecha de Choque (Q)

    Flecha elétrica que explode em colisão com qualquer coisa. Ricocheteia em paredes até duas vezes, e quanto mais o disparo é carregado, masi longe vai. Pode ser usada até duas vezes.

  • Flecha Rastreadora (E)

    Flecha que revela inimigos; também pode quicar em paredes e tem alcance amplo, mas pode ser destruída antes de localizar os oponentes.

  • Fúria do Caçador (X)

    Lança flecha de luz que atravessa paredes, causando dano e revelando a localização dos inimigos na linha. Pode ser disparada mais de uma vez durante o tempo em que a habilidade estiver ativada.

VIPER - EUA

  • Veneno de Cobra (C)

    Lança cilindro que em contato com o chão cria zona química duradoura que causa dano e reduz a velocidade. Pode ser usado até duas vezes.

  • Nuvem Venenosa (Q)

    Emissor de gás tóxico que persiste até o fim da rodada e causa um smoke que obscurece a visão. Pode ser desligada e reposicionada.

  • Cortina Tóxica (E)

    Posiciona uma fileira de emissores de gás tóxico que também pode ser reposicionado e dura até o fim do veneno. É grátis e pode ser usada uma vez.

  • Poço Peçonhento (X)

    Nuvem química em todas as direções ao redor da Viper, que reduz a vida máxima dos jogadores dentro dela e suas visões.