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Google anuncia data de lançamento e preço de serviço de jogos por streaming

Stadia será lançada em novembro em 14 países

Jogo da plataforma Stadia - Justin Sullivan/Getty Images/AFP

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Nova York

O Google apresentou nesta quinta-feira (6) os detalhes do Stadia, novo serviço de videogames por streaming da empresa, que será lançado em novembro em 14 países.

Através dessa plataforma, a empresa americana entra de vez no universo dos jogos armazenados na nuvem. 

Para ter acesso aos mais de trinta jogos, o interessado terá que adquirir "Founders Edition", que custa US$ 129 (cerca de R$ 500), que inclui uma assinatura de três meses, um aparelho Chromecast Ultra, que permite conectar-se a uma televisão e um controle, informou a empresa. 

Num segundo momento, haverá duas outras assinaturas do Stadia disponíveis: uma por US$ 9,99 ao mês, chamada "Stadia Pro", e uma oferta de base que começará em 2020 e sobre a qual nada mais foi informado. 

Nesta primeira etapa, o Stadia estará disponível nos Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Entre os primeiros jogos disponíveis estarão os sucessos como "Destiny 2" e "Assassin's Creed Odyssey", do estúdio francês Ubisoft. 

O Google está na vanguarda dos videogames por streaming, que permite acessar os jogos sem a necessidade de ter um console ou algum tipo de aplicativo. O conteúdo fica armazenado em servidores remotos (a chamada "nuvem"), e o usuário acessa através de vários suportes (smartphone, tablet, etc...).  

A Apple também pretende investir nesse setor com a plataforma Arcade, que deve estar disponível no fim deste ano. 

No mês passado, a Sony e Microsoft anunciaram uma aliança no setor dos videogames para enfrentar a Google.