Conheça Viva Magenta: Cor de 2023, que 'vibra com energia e vigor'
Escolhida pela empresa Pantone, tonalidade substituí o púrpura Very Peri, de 2022
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Pantone, empresa americana de consultoria de cores, já definiu uma tonalidade para o ano de 2023. O Very Peri, um púrpura intenso inspirado pelo Metaverso, dá lugar agora ao Viva Magenta: "Um tom não convencional para um momento não convencional".
O anúncio foi feito através das redes sociais da companhia nesta quinta-feira (1º). Segundo o texto compartilhado junto ao anúncio, a cor traz uma nova visão e vibra com "energia e vigor". "[É] uma sombra enraizada na natureza descendente da família vermelha demonstrando um novo sinal de força."
A tonalidade Viva Magenta também é definida pelo código 18-1750 e pretende "explorar a dinâmica
entre Inteligência Artificial e criatividade humana para criar 'O Magentaverso'". Segundo a marca, o tom vermelho carmesim matizado se expande entre o físico e o virtual e representa o equilíbrio entre o quente e o frio.
No ano de 2021, foram escolhidas duas tonalidades. Depois do "azul do céu ao entardecer" em 2020, o ano foi marcado pelo "amarelo caloroso" e pelo "cinza de base firme". Todos os anos, a Pantone escolhe a cor que deve ser tendência no mundo da moda e design.
A Pantone lança suas cores tendência desde o ano 2000. Em 2018, o tom eleito foi o roxo Ultra Violet, enquanto em 2017 a cor eleita foi a verde-fluorescente Greenery. A cor de 2019 foi a Living Coral (Pantone 16-1546).