Thiago Stivaletti

'Tem uma elite no Brasil que lucra com a violência', diz Leandra Leal

Atriz vive mulher de contraventor violenta e imprevisível no filme 'Os Enforcados', exibido no Festival do Rio

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Cena de Leandra Leal e Irandhir Santos em 'Os Enforcados' - Helena Barreto/Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Há dez anos, Leandra Leal entregava o seu melhor trabalho no cinema em "O Lobo Atrás da Porta", filme inspirado no crime da Fera da Penha, mulher que matou a filha do amante no subúrbio do Rio. Ela volta a viver uma personagem imprevisível e violenta no filme "Os Enforcados", em que retoma um trabalho com o diretor Fernando Coimbra.

No novo filme, a atriz é Regina, casada com Valério (Irandhir Santos), um grande contraventor do jogo do bicho e das máquinas caça-níqueis. O casal lucra com o crime no subúrbio, mas vive numa bela mansão em reforma na área nobre do Rio.

"É uma mulher ambiciosa e que se acha muito esperta. Faz parte de uma elite do Rio de Janeiro, do Brasil, que lucra com a violência e se acha muito especial, o alecrim dourado", conta.

Para ir à estreia do filme no Festival do Rio, Leandra deu uma breve pausa na maternidade. Há dois meses, ela teve seu segundo filho, Damião, fruto do casamento com o fotógrafo Guilherme Burgos.

"Eu estava terminando a edição de 'A Vida pela Frente' [série que ela dirigiu] quando o Fernando me chamou para este filme. Tudo o que eu queria naquele momento era fazer um trabalho como atriz. Mas é curioso, hoje não consigo ver o meu trabalho de diretora descolado da atriz. Tudo anda junto", explica.

Quem viu "O Lobo Atrás da Porta" (disponível para aluguel no Prime Video) pode se preparar para ver Leandra mais uma vez numa escalada surpreendente de violência, longe da doçura de boa parte dos seus personagens na TV.

Mas há em Regina alguma coisa do humor da Kellen, a dona de uma agência de garotas de programa da série "Justiça", só que numa chave mais sinistra.

Depois de "Os Enforcados", o lado diretora deve falar mais alto. Leandra prepara com seu amigo, o diretor Bruno Safadi, um longa de ficção sobre a vida da atriz e ex-deputada Bete Mendes, que foi torturada pelo coronel Brilhante Ustra na ditadura militar. Mais um projeto sobre um Brasil violento que nunca deixa de mostrar sua cara.

"Os Enforcados", de Fernando Coimbra
Sessões na Mostra de São Paulo de 17 a 30 de outubro
Estreia no dia 21 de novembro nos cinemas