'O Urso' tem episódios brilhantes, mas decepciona em nova temporada
Série sobre a turbulenta cozinha de um restaurante de alta gastronomia retorna sem ficar à altura da brilhante 2ª parte
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Nem parece que faz só dois anos que "O Urso" estreou. A série sobre o chef Carmy Berzatto e sua enlouquecida luta para abrir um restaurante de alta gastronomia com a ajuda de sua problemática família tornou-se tão influente que hoje é impossível se sentar à mesa tranquila de um bom restaurante e apreciar um prato sem imaginar a guerra que deve estar rolando na cozinha, a poucos metros dali. Ela também se tornou o equivalente perfeito na ficção para os fãs de MasterChef (Band).
A terceira temporada estreia nesta quarta (17) no Disney+, três semanas após o lançamento americano –intervalo que é uma eternidade em tempos de internet. Melhor conter as expectativas criadas pela segunda temporada, cheia de episódios memoráveis. Como muitas séries, "O Urso" também foi acometido da maldição da terceira temporada, em que os roteiristas sofrem para conseguir criar novidades que ainda surpreendam os fãs. Nos novos episódios, o ritmo desacelera, e a maioria dos personagens chega ao final da temporada no mesmo ponto em que começou. Mas, se o roteiro frustra, deixando muitas pontas soltas, a direção continua brilhante, e dois episódios devem entrar fácil na lista de melhores do ano.
ALTA ANSIEDADE
(Atenção: spoilers) Se muitas séries começam uma temporada devagar para depois ir elevando a barra, esta nova temporada abre justamente com seu episódio mais brilhante. Nele, vamos descobrir o que aconteceu nos dias seguintes à noite de abertura do restaurante, na qual muita coisa deu errada. Carmy tenta lidar com o fracasso saindo de Chicago. O episódio inteiro é contado de dentro da cabeça do chef, e sua notória ansiedade mistura lembranças do fatídico dia, eventos mais antigos e até aspirações ainda não realizadas, numa montagem delirante. É um daqueles momentos de TV no seu auge, e dá vontade de pedir uma sala de cinema para rever com mais atenção.
O mesmo brilho reaparece no sexto episódio, um grande flashback em que descobrimos como Tina, uma das funcionárias do restaurante, se integrou ao negócio dos Berzatto ainda na época do The Beef, a lanchonete de sanduíches rápidos da família. Com total habilidade, ele nos mergulha na angústia da busca de uma mulher de 46 anos por um simples emprego num sistema que só valoriza os mais jovens. O episódio, que ainda termina com um dos melhores e mais longos diálogos da série, ainda ganha um sabor especial por ter sido dirigido por Ayo Edebiri, que vive a chef Sydney, braço direito e esquerdo de Carmy –ela venceu um Emmy no ano passado pelo personagem.
PRESENÇAS VIP
Se a segunda temporada vai ser para sempre lembrada pela entrada de Jamie Lee Curtis (da franquia "Halloween") como Donna, a super problemática mãe do clã Berzatto, esta terceira temporada mantém o nível de presenças VIP. Donna retorna para um episódio bacana ao lado da filha, Natalie. Olivia Colman ("A Favorita", "The Crown") dá as caras mais uma vez como a chef inglesa que acolhe os irmãos em sua cozinha. O lindão Josh Hartnett (da série "Penny Dreadful") tem uma ótima cena como o novo marido da ex de Richie. E o astro da luta livre John Cena, mais lembrado por ter entrado nu no palco do último Oscar, participa como um primo mais afastado da família, numa sequência sem muito brilho.
Tudo isso mantém o charme de "O Urso", mas disfarça o principal defeito dessa terceira parte: não há nada de novo no front, ou melhor, na cozinha. A história de Carmy com Claire não anda, Sydney não consegue tomar uma decisão, nada acontece na vida de Richie. Alguns episódios parecem um capítulo morno de novela, mostrando um pouquinho de cada personagem sem que nada de extraordinário aconteça. E, se o final da temporada anterior foi de tirar o fôlego, o desta parece uma grande encheção de linguiça, deixando tudo para ser resolvido na próxima temporada.
Talvez isso explique por que, pela primeira vez, os produtores decidiram lançar todos os dez episódios de uma vez, para maratonar, em vez de um episódio por semana. Seria preciso movimentar um pouco mais aquela cozinha para prender os fãs por mais de dois meses.
"O Urso" – 3ª temporada: Todos os episódios disponíveis nesta quarta (17) no Disney+.