Porco à moda cubana é solução tropical para ceia natalina de última hora
Receita de barriga suína tem molho de frutas cítricas e banana-da-terra para acompanhar
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Tive a sorte (será mesmo?) de publicar esta coluna bem na véspera do Natal. O mais provável é que você já tenha planejado a comida da ceia. Mas pode ser que não. É tanta correria no fim de ano que muita gente acaba deixando os preparativos da festa para a última hora.
Se você é uma dessas pessoas, não adianta nada eu dar uma receita de peru ou pernil: você nem conseguiria descongelar um negócio grande desses para o jantar. Vamos de algo bem menor e bem mais rápido.
Vamos de carne de porco, que sempre vai bem no Natal. Barriga de porco, também conhecida como panceta. Ela tem a vantagem de não ressecar no forno, como é comum ocorrer com o lombo e o pernil.
Além do mais, é uma peça que pode ser dividida em cortes pequenos ou grandes, de acordo com o tamanho do grupo.
Eu fiz um pedaço de meio quilo, que dá para duas ou três pessoas. Você pode multiplicar a receita como lhe for conveniente.
Para fugir do óbvio e tropicalizar a festa –é o verão brasileiro, meu povo!– fui pesquisar a tradição natalina do Caribe, mais especificamente da ilha de Cuba.
Os cubanos celebram o Natal com o lechón (palavra que, você já deve ter percebido, significa "leitão").
Tempero que serve para leitão serve para qualquer tipo de carne de porco, e o tempero do leitão cubano é uma marinada cítrica chamada mojo.
Em Cuba, a base do mojo é o suco de uma fruta chamada laranja-azeda. Misturar laranja comum com limão dá um resultado bem semelhante.
Você condimenta os sucos com alho, cebola e outros sabores. O ideal é deixar o porco nesse caldo por umas seis horas, mas duas horas já funcionam bem.
Então você assa a carne a seco e, numa panelinha, cozinha a marinada até a cebola amolecer. Assim, o que era tempero vira molho –ou melhor: mojo.
Eu preparei dois acompanhamentos cubanos muito simples e gostosos: moros y cristianos, que são arroz e feijão cozidos juntos, e banana-da-terra grelhada.
Mas ninguém vai reclamar se você servir com farofa. Feliz Natal!
LECHÓN ASADO COM MOJO
Dificuldade: Média
Rendimento: 2 a 3 porções
Ingredientes
Suco de 1 laranja
Suco de 1 limão
3 dentes de alho picados
1 cebola em rodelas finas
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de cominho
1 colher (café) de orégano
500 g de barriga de porco não muito gorda, com couro