Pão de alho caseiro é a pedida para agradar a garotada no Dia das Crianças
Versão industrial da iguaria é uma enorme bomba nutricional
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A coluna de hoje foge da temática “receitas para quem mora sozinho” por um bom motivo: terça-feira (12) é o Dia das Crianças. Na condição de pai separado que vive sozinho a maior parte do tempo, imagino que muitas pessoas vivam em situação semelhante. E, se você não tem filhos, não se preocupe, a receita é boa para todas as idades.
Além de Dia das Crianças, temos um feriadão de quatro dias consecutivos. É a ocasião ideal para um churrasco. Entre comida para criança e churrasco, fiquemos com os dois.
É notório o gosto da molecada pelo pão de alho que sai da churrasqueira nos encontros de adultos. Meu filho adora. Eu não o impeço de comer, mas o pão de alho industrial é uma enorme bomba nutricional.
Leia a lista de ingredientes. Para começar, todos são besuntados de margarina –gordura vegetal da pior qualidade possível. Algumas marcas têm glutamato monossódico e outros aditivos que viciam o paladar.
Meu desafio foi criar um pão de alho menos bagaceiro –muito saudável, lamento dizer, nunca será– e que possa competir com o industrial na predileção da garotada.
A primeira tentativa foi um desastre absoluto. Inspirado no que eu via e provava nos botecos por aí, derreti um monte de manteiga (melhor do que margarina), piquei um punhado de alho cru, misturei, recheei uns pãezinhos e meti na grelha.
Queira um pão de alho com gosto de alho, afinal.
O excesso de alho deixou meu pão tóxico. Ele fazia a garganta arder e o nariz escorrer. Meu filho chorou. Mais um fracasso na sacola.
O erro, descobri mais tarde, estava em usar o alho cru, forte demais. Na versão que apresento aqui, uso o alho assado. Ele preserva o gosto, mas perde o efeito diabólico.
Em vez de usar manteiga, decidi fazer um creme ao estilo da maionese, com um a gema e azeite de oliva, mais ervas e queijo parmesão.
Maionese caseira, feita com ovo cru, sempre merece uma nota sobre riscos à saúde. Aqui ela será assada, o que elimina a chance de contaminação por salmonela, mas evite guardar eventuais sobras. Se preferir, bata o alho, o queijo e as ervas com maionese industrial.
Quanto ao pão, procure bisnagas macias, de casca fina, para obter algo semelhante ao pão de alho que você compra pronto.
Esta receita indica o aquecimento do pão no forno. Nada impede que você faça as etapas 5 e 6 na churrasqueira.
PÃO DE ALHO CASEIRO COM QUEIJO
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
1 cabeça de alho inteira (ou alho a gosto)
1 gema
1 colher (chá) de suco de limão
180 ml de azeite (para um gosto mais suave, substitua parcialmente por óleo vegetal neutro)
50 g de queijo parmesão
Ervas frescas a gosto (usei salsinha e alecrim)
Sal a gosto
4 pães compridos, macios e de casca fina
50 g de queijo muçarela