Rodrigo Bocardi: amigos e advogados discordam sobre silêncio em saída da Globo
Pessoas próximas ao apresentador tentam convencê-lo a falar abertamente em entrevistas sobre motivos de demissão da emissora
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Rodrigo Bocardi vive um dilema pessoal nos últimos dias após sua saída da Globo. Seus advogados e amigos mais próximos divergem sobre uma declaração mais dura sobre os fatos de sua saída na empresa.
Segundo apurou a coluna com diversas fontes, em uma conversa reservada com amigos nesta sexta (7), Bocardi foi aconselhado a dar entrevistas ou fazer uma declaração em nota sobre as acusações que causaram sua saída da empresa.
Em investigação, o compliance da Globo teria concluído que, em paralelo ao trabalho na emissora, Bocardi tinha uma empresa que prestava serviço para gestões públicas, incluindo prefeituras e empresas do estado de São Paulo, sobre as quais diariamente no Bom Dia São Paulo.
O jornalista também prestaria serviços de media training, ou seja, preparava políticos e empresários para aparecerem na própria Globo. Entre eles, executivos do banco Bradesco. Essas práticas infringem as normas da emissora, que impõe a seus jornalistas um código de ética.
O conjunto de regras é repassado a todos os profissionais que são contratados pela empresa desde 2015, quando foi criado o departamento de compliance. Oficialmente, a Globo não se pronuncia sobre sua saída.
Para estes amigos, o silêncio de Bocardi é pior para sua imagem e deixa a entender que ele fez o que a imprensa tem noticiado. Em vídeo no dia 31 de janeiro, Bocardi disse apenas que está com a "consciência limpa".
Seus advogados, porém, discordam. Para eles, o apresentador faz bem em não aparecer neste momento. Se for falar algo, precisa ser de forma judicial, em uma ação contra a Globo. De fato, Bocardi estuda um processo, como informou o site Notícias da TV na quarta (5).
Seus amigos concordam com uma ação para a Globo ser obrigada a apresentar os motivos de sua saída. Se ele não fez nada demais, como alega, a opinião pública ficará ao seu lado.
Por causa do volume de acusações na imprensa, o SBT desistiu de contratar Rodrigo Bocardi para assumir um horário na faixa da manhã.
Procurado pela coluna para falar sobre sua saída da Globo desde o dia 30 de janeiro, Rodrigo Bocardi não tem respondido.