'Mania de Você': Governo recebe denúncia para mudar classificação indicativa de novela
Trama já não é recomendada para menores de 14 anos; uma troca não mudaria seu horário
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Dois telespectadores de São Paulo denunciaram a novela "Mania de Você", atual trama das nove da Globo, ao Ministério da Justiça. Eles pedem a reclassificação indicativa do folhetim de João Emanuel Carneiro por temas impróprios.
A Coordenação de Política de Classificação Indicativa (Cocind), ligado ao Ministério da Justiça, está realizando monitoramento da produção para saber se as denúncias tem fundamento. Os denunciantes dizem que a trama tem linguagem imprópria, nudez e cenas de violência.
Com isso, sua classificação mais condizente seria a do selo "não recomendada para menores de 16 anos". Na teoria, sua exibição só seria recomendada para às 22h.
Desde 2016, porém, a classificação indicativa não está vinculada ao seu horário de exibição. No último ano, a Globo teve diversos problemas. Novelas como "Cabocla" (2004), em reprise à tarde, e "O Rei do Gado" (1996), foram reclassificadas.
Desde sua estreia, "Mania de Você" tem 21,4 pontos de média na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 191 mil espectadores). São quatro pontos a menos que o remake de "Renascer", que fechou com 25,5 pontos na capital paulista.
Com o índice, até aqui, trata-se da pior audiência da história do horário das nove, superando até o fracasso de "Um Lugar ao Sol" (2021), que marcou 22 pontos.
O que chama a atenção nos bastidores é que a novela tem tido repercussão. No Instagram e no Tik Tok, a trama faz sucesso. Também alcança bons índices no Globoplay, o streaming da Globo.
Para reforçar a novela, Vicent Villari foi recontratado e entrou na equipe de colaboradores. Walter Carvalho, diretor de "Pantanal" (2022) e "Renascer", também reforçou a equipe de direção. A trama termina em março, quando começa o remake de "Vale Tudo".