Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Globo vai retirar nudez de Isadora Ribeiro da abertura de 'Tieta' em reprise à tarde

Novela de 1989 vai substituir 'Alma Gêmea' a partir de 2 de dezembro no Vale a Pena Ver De Novo

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Isadora Ribeiro na abertura de 'Tieta': Globo vai retirar nudez para reprise que começa em dezembro - Reprodução/Globo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aracaju

A Globo vai reeditar a abertura de "Tieta" (1989) para a sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, que começa em 2 de dezembro. A emissora já definiu que vai retirar a nudez de Isadora Ribeiro, que causou furor na época.

Segundo apurou a coluna, a Globo tem o mesmo entendimento que teve com "Mulheres de Areia" (1993), quando a reexibiu duas vezes na TV aberta nos últimos 15 anos: não há condições de exibir uma mulher nua no horário da tarde.

A direção definiu que fará reedições na versão original da abertura, mas manterá o seu espírito original. A música, cantada por Luiz Caldas, será mantida normalmente.

Procurada pela coluna, a Globo confirma mudanças. "Assim como em outras novelas que reprisamos, 'Tieta' pode apresentar adaptações (edições ou ajustes) em seu conteúdo, inclusive abertura, para se adequar ao horário de exibição", afirma.

A reprise de "Tieta" foi uma escolha pessoal de Amauri Soares, diretor-executivo da TV e Estúdios Globo. Na sua visão, a Globo precisava de um clássico que fizesse referência aos 60 anos da emissora.

Ao mesmo tempo, "Tieta" tem potencial para manter a audiência de "Alma Gêmea" em alta. Sua última exibição na TV aberta foi em 1995. Recentemente, uma reprise no Canal Viva, em 2017, marcou bons índices na TV paga.

Livremente inspirada no romance livremente inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, "Tieta" foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, com direção de Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho. A direção geral é de Paulo Ubiratan.

A história se passa na fictícia cidade de Santana do Agreste, localizada próxima à praia do Mangue Seco, na região nordeste do Brasil.

Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) é uma jovem sensual e rebelde, que passa os dias pastorando as cabras da família e exercendo o fascínio entre os homens da região.

Ela acaba sendo surrada e expulsa da cidade pelo pai, o rabugento Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos), irritado com o comportamento liberal da jovem e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, a amargurada Perpétua. Humilhada, Tieta segue para São Paulo e promete um dia voltar para vingar-se.

Vinte e cinco anos depois, Tieta reaparece, rica e exuberante, decidida a se vingar da família e das pessoas que a maltrataram, inclusive sua irmã, Perpétua (Joana Fomm).