A Fazenda 16 causa guerra fria entre perfis de fofoca por causa de contrato da Record
Páginas com mais de 20 milhões de seguidores se negam a cobrir reality devido a parceria da emissora com a empresa Banca Digital
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
No ar desde setembro, A Fazenda 16 deu início a uma espécie de "guerra fria" entre as mais seguidas páginas de fofoca do Brasil. Por causa de uma parceria da Record com a Banca Digital para esta temporada, outras páginas decidiram boicotar vídeos e fatos do programa.
É o caso do Gossip do Dia e também do Choquei. Juntos, eles são seguidos por 30 milhões de perfis somente no Instagram. Mas ambos não fazem parte da Banca Digital —a empresa, atualmente com um comando próprio, firma parcerias com páginas na internet para potencializar a entrega das campanhas publicitárias. Por esse motivo, os administradores decidiram não cobrir A Fazenda 16.
Como a Record está pagando para repercutir vídeos sobre o reality show, os perfis entendem que fazer de graça e não ter o mesmo engajamento não vale a pena. É um caso diferente do BBB, que é quase onipresente na internet. Segundo fontes do mercado, a Banca Digital chega a cobrar cerca de R$ 200 mil para fazer divulgação paga em seus perfis.
A coluna tentou ouvir representantes de páginas concorrentes da Banca Digital, mas não obteve resposta. Um levantamento feito pelo F5 mostra que, de fato, não houve postagens sobre A Fazenda 16 na Choquei e na Gossip do Dia nos últimos 15 dias.
A emissora da Barra Funda já detectou um declínio no engajamento da temporada deste ano no reality. A queda do X (ex-Twitter) também contribuiu para uma diminuição da repercussão, especialmente nas redes sociais. Na TV, A Fazenda 16 tem marcado médias de 6 pontos na Grande São Paulo. Cada ponto equivale a 191 mil telespectadores.
Fazem parte do projeto da Banca perfis como Central da Fama e Gina Indelicada, entre outras. Consideradas páginas de fofoca, elas repercutem informações sobre celebridades ou influenciadores de redes sociais. Juntos, todos os parceiros da empresa digital falam com quase 80 milhões de perfis só no Instagram.
Trata-se da primeira vez que a Record faz uma estratégia de marketing com a participação da Banca Digital. Em março, o SBT também fez negócios com a empresa para lançar a nova programação de 2024 da emissora e conseguiu bons resultados. A Globo também já foi cliente da Banca.