Quem é Josiane Viana, brasileira e grande favorita a vencer o Miss Terra 2024
Modelo paraense disputa coroa com outras 75 candidatas, nas Filipinas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Na manhã deste sábado (9), a partir das 8h, acontece em Manila, nas Filipinas, a final do Miss Terra 2024 (ou Miss Earth, no original). Quem defende o Brasil na disputa pela coroa da 24ª edição do concurso é a modelo paraense Josiane Viana, 26, considerada por especialistas do setor como a grande favorita para vencer este ano.
Se for eleita, ela será a terceira brasileira coroada na história do Miss Terra, uma vez que que antes dela já subiram no pódio as amazonenses Priscilla Meirelles, em 2004, e Larissa Ramos, em 2009. Um grupo de 76 misses disputam a coroa deste ano, que pertence à albanesa Drita Ziri, 19, eleita em dezembro de 2023.
"Ser uma das favoritas é uma honra. Mesmo que esse reconhecimento aumente a minha responsabilidade, me traz também uma alegria imensa. Só tenho a agradecer pela confiança de todos. Receber o apoio do povo brasileiro é um incentivo que me motiva a dar o meu melhor", declara Josi, diretamente do confinamento do certame.
A modelo está no país asiático há cerca de um mês, onde cumpre a intensa agenda do concurso.
Além de fotos e vídeos, a Miss Brasil também participa de etapas preliminares valendo pontos classificatórios, que podem levá-la mais longe na final. Entre elas estão uma entrevista com jurados, desfiles e a prova de talentos, na qual Josi fez uma apresentação de Carimbó, dança típica da região norte.
"Foi uma grande alegria e um momento inesquecível levar o Carimbó para as Filipinas! Essa dança é um patrimônio cultural do Pará e do Brasil. Poder representar meu estado e meu país com essa expressão cultural foi uma realização emocionante", conta ela, que é estudante de Direito.
Considerado um dos maiores da atualidade, o Miss Terra acontece anualmente desde 2001 e é conhecido por focar em causas de sustentabilidade e meio ambiente. Tanto que, normalmente, suas candidatas estão ligadas a práticas de sustentabilidade e a vencedora apoia e promove causas do setor e de ecoturismo pelo mundo.
Por isso mesmo, na coroa usada para consagrar suas vencedoras estão presentes jóias que representam os quatro elementos necessários para a vida no planeta: fogo, água, terra e ar. A organização é de uma empresa filipina e, por isso, o evento quase sempre ocorre no país asiático.
Entre os países vencedores do certame estão, além de Brasil e Albânia: Coreia do Sul, Belize, Estados Unidos, Dinamarca, Porto Rico, Vietnã, Filipinas, Equador, Venezuela, República Tcheca, Índia, Canadá, Chile, Honduras, Quênia e Bósnia e Herzegovina.