De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

'Oportunidade de reconstruir a história', diz Luana Cavalcante, 1ª mãe brasileira no Miss Universo

Pernambucana do Recife disputa final do concurso no sábado (16); leia entrevista exclusiva

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

A pernambucana Luana Cavalcante é a Miss Universe Brasil 2024 - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cidade do México

Três características levaram Luana Cavalcante, 25, a fazer história ao ser eleita a representante brasileira no Miss Universo 2024. Com a vitória no concurso nacional, ela tornou-se a primeira miss mãe, a primeira mulher casada e também a primeira pernambucana a ostentar o título entre as 70 representantes que o Brasil já teve na competição mundial, desde 1954.

"Acredito que o fato de eu ser mãe é uma oportunidade de não só reconstruir a história do mundo miss, mas também de conquistar a coroa para o nosso país no Miss Universo", disse ela, em conversa exclusiva com a coluna, diretamente do confinamento do mundial, que neste ano acontece na Cidade do México.

Se ganhar, Luana quebrará um jejum de mais de 50 anos para o país na competição e se tornará a terceira brasileira a vencer o mundial. Antes dela, foram ganhadoras a baiana Martha Vasconcellos, em 1968, e a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963.

"Estou mais do que pronta para o título e sinto que, quando algo está prestes a acontecer, o universo se alinha para isso", adiciona ela, que chegou no confinamento da 73ª edição do Miss Universo no dia 29 de outubro —a final do concurso será na noite deste sábado, 16 de novembro. Desde então, Luana tem participado de uma série de eventos, passeios e etapas preliminares classificatórias.

Segundo a miss, que é natural do Recife, estar no concurso tem sido uma oportunidade bastante exclusiva, além de uma grande realização em sua vida. "É um misto de alegria e também de muita responsabilidade. É também a possibilidade única de falar de mim para o universo e de me conectar com histórias, sonhos e experiências de outras mulheres que representam, com muita honra, os lugares de onde vêm", analisa.

A modelo afirma ainda que está bastante confortável no México e que não tem receio algum em relação ao concurso. "Me surpreende positivamente a forma calorosa e amorosa com que os mexicanos nos recebem. Isso me faz sentir em casa. O México parece muito com o Brasil nesse sentido, e estou amando me conectar com a cultura e as tradições daqui."

Entre sessões de fotos, gravações e ensaios, ela ainda arruma tempo para falar com o filho, o pequeno Pedro, de apenas 4 anos. "Falo com ele todos os dias e ele ama saber que eu estou conquistando os meus sonhos. Nossa relação é muito tranquila quanto a isso, principalmente por eu ter uma rede de apoio muito grande desde o nascimento do Pedro", explica a Miss Brasil.

"Sempre viajo a trabalho e ele está acostumado com isso, assim como eu também estou. É uma vantagem que me faz ter a chance de trabalhar muito para o futuro dele, assim como de construir uma história que vai orgulhá-lo. Mas, claro, tenho saudades todas as vezes", afirma.

DISRUPTIVA E COMPETITIVA

Esta edição do Miss Universo é considerada a mais disruptiva e disputada pois, além de ter o maior número de candidatas em todas as edições —são 128 no total—, é o primeiro ano em que se aceita a participação de mulheres de todas as idades, a partir de 18 anos. Esse fato permitiu que misses mais maduras e, teoricamente, mais competitivas, entrassem na corrida pela coroa.

"Minhas expectativas para a final são as melhores! Sei que é um ano muito concorrido e com candidatas fortes e dedicadas. Apesar disso, mas me sinto pronta para levar essa coroa de volta ao Brasil. Estou me dedicando muito para orgulhar a todos que vibram e torcem por mim", diz.

"Sou uma mulher com experiências de vida que se somam para me fazer entender este momento como um trabalho em que devo me conectar com o Miss Universo, com as pessoas que represento e com as marcas que acreditam no concurso e buscam um rosto para seus produtos."

A Miss Brasil 2024 é atriz e está no elenco de filmes recentes como "Filhos de Mangue" (2023) e "Batalha de Saipan" (2022). Além disso, desde os 13, ela trabalha como modelo e, logo no início da carreira, deslanchou em passarelas fora do Brasil.

Nesse cenário, Luana desenvolveu sua comunicação em outros idiomas e, além do português, fala fluentemente inglês, espanhol, italiano e um pouco de francês —habilidades muito celebradas hoje no mundo das misses.

"Sem dúvida a possibilidade de me comunicar com quase todas as candidatas em diversos idiomas é um diferencial. Dessa forma, mantenho meu compromisso de me doar inteiramente para este propósito e também a forma como encaro meus desafios."

A miss reforça que tem recebido muito apoio dos fãs, principalmente pelas redes sociais, e que esse ponto tem sido bastante importante em seus dias no México. "Quero agradecer por todo o amor e carinho dos fãs e o trabalho incansável do meu time", diz.

"Me sinto privilegiada por ser uma miss que não possui hater e por minhas redes transbordarem amor em qualquer aparição que eu faça. Esses são os fãs que todas as misses merecem ter, que valorizam os esforços e elevam nossas potencialidades. Tudo isso faz com que eu me sinta mais capaz de mostrar o meu universo ao mundo", afirma.