Miss Terra 2024: Austrália vence concurso pela 1ª vez; Brasil não classifica
Apesar de favorita dos fãs, paraense Josiane Viana não entrou nos cortes
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A australiana Jessica Lane, 21, fez história ao ser coroada na manhã deste sábado (9) como a nova Miss Terra (ou Miss Earth, no original). Isso porque a modelo conquistou a primeira coroa da competição internacional para seu país, em 24 anos de concurso (assista ao vídeo da coroação no final do texto).
Num olhar continental, Jessica é também a 1ª representante da Oceania a vencer o concurso. Quem passou a coroa na ocasião foi a albanesa Drita Ziri, 19, titular de 2023. Esta também foi a 1ª vez em que o concurso elegeu duas misses loiras em sequência, já que Jessica e Drita possuem ambas cabelos dessa cor.
A representante do Brasil, a modelo paraense Josiane Viana, 26, que foi considerada por especialistas do setor como a grande favorita para vencer este ano, não se classificou. Ela não entrou no primeiro corte do concurso, que contemplou 20 semifinalistas entre 76 jovens candidatas. Se tivesse sido eleita, Josi seria a terceira brasileira coroada na história do Miss Terra, uma vez que que antes dela já subiram no pódio as amazonenses Priscilla Meirelles, em 2004, e Larissa Ramos, em 2009.
Em segundo lugar deste ano, ficou a islandesa Hrafnhildur Haraldsdóttir, 20, que recebeu o título de Miss Ar, seguida pela norte-americana Bea Millan-Windorski, 21, e a peruana Niva Antezana, 20, que conquistaram respectivamente os títulos de Miss Água e Miss Fogo.
No grupo de 8 finalistas, figuraram também as misses Cabo Verde, República Dominicana, Porto Rico e Rússia. Completaram o Top 12 as postulantes de Ilhas Maurício, Namíbia, Nigéria e Filipinas.
Em sua 24ª edição, a final do Miss Terra aconteceu m Manila, nas Filipinas -- país-sede do evento --, e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do concurso no YouTube. O elenco de mulheres da competição ficou quase um mês no país asiático participando das etapas preliminares do certame.
Considerado um dos maiores da atualidade, o Miss Terra acontece anualmente desde 2001 e é conhecido por focar em causas de sustentabilidade e meio ambiente. Tanto que, normalmente, suas candidatas estão ligadas a práticas de sustentabilidade e a vencedora apoia e promove causas do setor e de ecoturismo pelo mundo.
Por isso mesmo, na coroa usada para consagrar suas vencedoras estão presentes jóias que representam os quatro elementos necessários para a vida no planeta: fogo, água, terra e ar. A organização é de uma empresa filipina e, por isso, o evento quase sempre ocorre no país asiático.
Entre os países vencedores do certame estão, além de Brasil e Albânia: Coreia do Sul, Belize, Estados Unidos, Dinamarca, Porto Rico, Vietnã, Filipinas, Equador, Venezuela, República Tcheca, Índia, Canadá, Chile, Honduras, Quênia e Bósnia e Herzegovina.