Representante de São Bernardo do Campo, Milla Vieira vence Miss São Paulo 2024
Grupo de 32 meninas concorreu pelo posto em concurso realizado na capital paulista
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A representante da cidade de São Bernardo do Campo é a nova Miss São Paulo! Ela foi coroada no início da madrugada desta quarta (24), no palco de um espaço de eventos localizado na Lapa de Baixo, zona oeste da capital paulista. A partir de agora, a vencedora começa a se preparar para defender o estado no Miss Universe Brasil 2024, — etapa nacional do Miss Universo — agendado para setembro, também em São Paulo.
Um grupo de 32 meninas participou da competição, que retorna para a capital do estado — no ano passado, aconteceu em Ribeirão Preto. Quem passou a coroa na ocasião foi a gaúcha radicada em São Paulo Vitória Brodt, vencedora de 2023, que ficou em terceiro lugar na final do nacional.
Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses São Caetano do Sul e Várzea Paulista. Completaram o grupo de cinco finalistas as misses Mauá (quarto lugar) e Artur Nogueira (quinto). No Top 10, estavam também as representantes de Hortolândia, Itatiba, Araras, Jundiaí e São José dos Campos.
Uma característica no grupo de candidatas do Miss São Paulo deste ano, estabelece o concurso como um divisor de águas não só a nível estadual, mas também nacional e mundial. Isso porque entre as mulheres que participaram da luta pela coroa, 9 delas (28%) são mães e 11 são casadas (34%).
Além disso, metade do grupo, ou seja, 16 misses, possuem mais de 28 anos, que era a idade limite para qualquer etapa do Miss Universo, até dezembro de 2023. A partir de janeiro deste ano, esta regra caiu, e pela primeira vez a organização do concurso passou a permitir a candidatura de mulheres de qualquer idade, a partir de 18 anos. A título de curiosidade, a mais velha da edição tem 41 anos (Miss São Carlos).
Esses números são inéditos para uma disputa de miss, não só no Brasil mas também em todo o mundo. E isso só foi possível mediante às constantes e recentes atualizações de regras do Miss Universo que, além da regra de idade, também liberou a participação de mulheres mães, casadas e/ou separadas desde o fim de 2022.
Por isso, o concurso paulista, que elegeu sua primeira representante em 1954 e chega agora à sua 68ª edição, passa agora a ter uma relevância histórica. Para se ter uma ideia, no ano passado apenas 3 das 28 candidatas em São Paulo e 3 das 27 no nacional do Miss Universo tinham filhos.
"Estamos muito felizes e satisfeitos de estarmos à frente do concurso com esse novo perfil. A mulher, não só a paulista, é múltipla e pode ser mãe, esposa, dona de casa, profissional, amiga, irmã, filha e tudo mais que ela quiser, tudo ao mesmo tempo ou um de cada vez. Nada melhor do que a gente espelhar em uma miss tudo que a gente pode ser e, dessa forma, lembrar ao mundo para não nos limitar mais", declara a empresária Renata Vilani, 47, uma das responsáveis pelo Miss Universe São Paulo.
Ela que é mãe, casada e comanda uma escola de idiomas em Itu (SP), onde mora, assumiu há cerca de três meses pela primeira vez a direção de um concurso de beleza, posto que divide com o estilista Samuel Teixeira, 47, empresário do ramo de moda feminina, que também é estreante na função.
As 32 misses de 2024 ficaram confinadas em um hotel no centro de São Paulo, onde cumpriram uma agenda de atividades preliminares e eventos, até a grande final, no palco do Studio Stage Espaço de Eventos, na Lapa de Baixo. O show foi transmitido ao vivo pela Connect TV e pelo canal do concurso no Youtube.