Americanas abandona patrocínio do BBB 23 após 'inconsistências' de R$ 20 bilhões
Saiba quanto a marca pagaria para ocupar uma das três cotas mais caras do programa e qual empresa ocupará a vaga
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Uma das três marcas que pagaram pela cota mais cara de patrocínio do BBB 23, a chamada "cota Big", a Americanas abandonou o negócio antes da estreia do programa, em função da inconsistência de balanço que detectou esta semana um rombo de R$ 20 bilhões no caixa da empresa.
A informação foi noticiada pelo Estadão e confirmada pela Americanas à coluna.
A estreia da 23ª edição do reality show mais visto do país será na segunda-feira, 16, após a novela "Travessia". Os candidatos da vez a R$ 1,5 milhão foram anunciados ao longo da quinta-feira, 12, durante a programação da Globo.
Ainda nesta sexta, 13, quando a Americanas acertou com a Globo a sua saída do programa, o Mercado Livre imediatamente acertou com a emissora a ocupação da vaga, segundo a empresa anunciou em comunicado: "o Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para e-commerce na América Latina, acaba de fechar contrato de patrocínio à edição nº 23 do programa Big Brother Brasil, adquirindo a cota Big. O contrato inclui participação em provas e atividades rotineiras do programa, como festas e ativações pontuais. Mais detalhes sobre o escopo da parceria serão divulgados nos próximos dias."
"Será uma grande oportunidade de potencializar as conexões com o público consumidor e empreendedores de todo o país, comunicando benefícios e vantagens de todo nosso ecossistema", disse Cesar Hiraoka, diretor de Marketing do Mercado Livre.
O valor de tabela solicitado pela emissora ao mercado publicitário para esta cota é de R$ 105, 1 milhões, o que garante visibilidade máxima no BBB, com exposição do nome na disputa de provas, em festas e outras dinâmicas. A presença da marca patrocinadora também contempla o Multishow e as mídias digitais do programa.
Normalmente, a marca nunca paga o preço cheio de tabela, recebendo algum desconto, que pode ir até 10% do valor cobrado pela emissora.
Em nota, a Americanas enviou o seguinte comunicado, por meio de sua assessoria de imprensa: "A Americanas S.A. informa que cancelou sua participação no BBB23. Neste momento, a companhia está focada na gestão do negócio e no propósito de oferecer a melhor experiência a seus clientes, parceiros e fornecedores. A TV Globo segue como relevante parceira na estratégia de marketing e comunicação da Americanas S.A."
QUEM ESTÁ NO OUT DOOR DO BBB 23
O BBB da vez soma 12 patrocinadores, o maior número de marcas com esse status, e mais 20 anunciantes distribuídos pela casa em uma série de oportunidades oferecidas pelo plano comercial da Globo.
A lista de patrocinadores tem Amstel, McDonald’s, Pantene, QuintoAndar e Seara, que renovaram a parceria; as marcas Ademicon, Downy, Hypera Pharma e TikTok, que estiveram presentes em cotas e ações de conteúdo na última temporada, optaram por investir no patrocínio do reality em 2023; já Pague Menos e Stone são as estreantes no quadro de patrocinadores.
O programa também já garantiu a presença de outros anunciantes, por meio de cotas de participação e ações extras, entre eles, Ajinomoto, Braskem, Carrefour, Chevrolet, Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Doriana, Dove, Estácio, Nestlé, Óticas Carol, Piraquê, Rexona, Riachuelo, Samsung, Spotify e Zé Delivery.
Além das três cotas Big a R$ 105,1 milhões, o BBB 23 tem quatro cotas Camarote, no valor de R$ 80,2 milhões cada, e cinco cotas Brother, ao custo de R$ 15,6 milhões cada. O grau de visibilidade muda de acordo com o custo.
Fora as 12 cotas principais, as marcas podem escolher a vitrine que lhes couber melhor, com opções de estampar a lavanderia da casa por R$ 13 milhões (eletrodomésticos e produtos de lavagem de roupa), a cozinha (eletrodomésticos), por $8,8 milhões, ou a mesa (setor alimentício), por R$ 8,3 milhões.
Há ainda a chamada cota Make (make up) para alimentar a vaidade dos candidatos com produtos de beleza, no valor de R$ 15 milhões. Isso não inclui cuidados com cabelos, vendidos à parte, por R$ 7,9 milhões, nem a cota desodorante, de R$ 5 milhões.
O espaço aberto pela Globo para publicidade inclui também o setor automotivo, a R$ 6,4 milhões, lembrando que a marca normalmente doa também um ou mais carros para premiações. E tem o Top de 5 segundos, ao custo de R$ 37 milhões, multiplicado por duas marcas: uma aparece às terças, quintas, sextas e sábados, dias em que há eliminação e provas, e a outra, às segundas, quartas e domingos, dias de confronto.