Documentário dos Racionais ganha data na Netflix, mas terá pré-estreia no cinema
Produção será vista em sessão única na Mostra de Cinema Internacional de São Paulo
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo, que narra a trajetória do grupo mais influente do rap nacional, já tem data para chegar à Netflix, mas passará antes pela tela do cinema.
Em formato de longa-metragem, o título integra a programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e será visto em sessão única na segunda-feira, 31 de outubro, um dia após o fim das eleições, na Cinemateca Brasileira.
Diretora do filme, Juliana Vicente assina também a produção executiva, com Beatriz Carvalho e Gustavo Maximiliano.
Ela conta que optou por uma produção sem muitos depoimentos de terceiros. A ideia é que os rappers falem mais de si, relatando vivências pessoais e experiências ao longo dos anos. "Essa coisa de gravar, de ser cantor, era tão distante quanto Saturno, Júpter", contou Mano Brown em um trecho do vídeo em que o projeto foi anunciado, em abril passado.
Com produção da Preta Portê Filmes par a Netflix, o longa tem direção direção de fotografia de Flávio Rebouças, Rodrigo Machado e Carlos Firmino, com montagem de Washington Deoli e Yuri Amaral.
O longa traz cenas inéditas do grupo, um time pouco afeito à televisão, encabeçado por Mano Brown, ao lado de Ice Blue, KL Jay e Edi Rock. Há um rico acervo de imagens do início de carreira e muita coisa dos shows feitos pelas ruas de São Paulo.
Ice Blue lembra que morou numa "zona de guerra": "Eu morava na área mais perigosa da Zona Sul. No final da rua era mata, assim. Todo dia tinha um corpo lá. Só que a gente tinha um campo lá. O relacionamento com cadáver começou a ser natural. Você via um cara enforcado, outro baleado na esquina, ficava dois, três, quatro dia", completa.
A direção de arte da produção é assinada por Isabel Xavier; direção de produção, Camila Abade e Mari Santos.
MANO A MANO
E bem nesta quinta-feira, 27, o Spotify lança a 3ª temporada do bem-sucedido podcast Mano a Mano, com Mano Brown. A nova safra, já gravada, traz longas entrevistas, como manda o formato do programa, com nomes como o cantor Djavan, o padre Julio Lancellotti, o advogado Silvio de Almeida e o comentarista e ex-jogador de futebol Walter Casagrande —estes dois últimos colunistas da Folha.
As novas edições vão ao ar sempre às quintas-feiras.