Zapping - Cristina Padiglione

D. Pedro desabafa no divã de Eduardo Bueno em nova série do History

Programação pelo bicentenário da Independência inclui cinco séries e o lado B da história

O escritor Eduardo Bueno ao lado dos atores que vivem D. Pedro e Leopoldina na série B de Brasil, que celebra o bicentenário da Independência no canal History - Divulgação

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São Paulo

D. Pedro 1º vai refletir, desabafar e se refestelar no divã do escritor Eduardo Bueno para relatar o lado B de alguns episódios históricos que foram narrados de modo muito unilateral pelos livros de História adotados pelas escolas.

Jornalista e escritor que comina a arte de falar de História em tom de entretenimento e espetáculo, no melhor sentido desses termos, Bueno, também conhecido como Peninha, comanda a série B de Brasil no canal History, a partir das 23h05, bem nesta quarta, 7 de setembro, quando se celebra o bicentenário da Independência do Brasil.

Trata-se de uma boa ideia bem executada, com baixo custo orçamentário, vista em quatro episódios.

"No 1º episódio, a gente vai entrar dentro da mente do D. Pedro 1º porque a Independência é quase um processo freudiano, porque é o filho se separando do pai", diz Bueno. "Ao contrário de Argentina, México e Colômbia, onde foi uma revolução, no Brasil foi o filho se separando do pai, e ele nunca teve o amor da mãe, a Carlota Joaquina", completa.

"A gente botou o D. Pedro no divã", continua Bueno. "Eu faço um papel freudiano para a gente analisar a cabeça do D. Pedro, mas [o texto dele] tem palavras reais, baseadas em fatos concretos.

Ao longo do episódio, D. Pedro vai revelando os principais momentos e personagens da sua vida. Das desavenças com os pais até os muitos filhos, do nascimento ao regresso a Portugal, do Dia do Fico à guerra contra o próprio irmão, um olhar sobre toda a existência de Pedro, mostrando a vida inesperada e contraditória do primeiro imperador do Brasil.

No 2º, a gente fala do papel da mulher: Independência é artigo feminino e as mulheres tiveram papel fundamental nisso. Ao mesmo tempo, as pessoas acham que não houve sangue no processo de Independência, não houve em São Paulo e no Rio, mas houve no Ceará, na Bahia..."

"No último episódio, a gente conta a historia do 7 de setembro, que foi uma escolha inventada, houve o dia 9 de janeiro antes, 12 de outubro depois, 1 de dezembro, e mesmo assim se escolheu o dia 7 de setembro."

Coproduzida pela Moonshot Pictures, B de Brasil faz uma mistura de documentário com programa de entrevistas. E Eduardo Bueno conduz a linha do tempo com a ajuda de historiadores e depoimentos de personalidades históricas, para mostrar o lado B deste processo histórico.

B de Brasil é uma das cinco séries que o History lança em função da efeméride do bicentenário. A primeira foi "Dicionário da Independência", série de programas curtos com 24 episódios baseada também na obra de Peninha, um livro homônimo.

As duas outras atrações produzidas especialmente para a data estrearam na segunda (5). "Aqui tem história" reúne programas curtos sobre a culinária brasileira, com apresentação do historiador Thiago Gomide e da jornalista Patrícia Ferraz. A lista inclui ainda "Insurgentes", do historiador Ricardo Carvalho, com cinco episódios, sobre a importância do nordeste no processo de Independência.

Encerrando a programação, o History vai exibir, a partir desta quinta (8), a série Inventores do Brasil, de 2016, já exibida pelo Canal Brasil e pela TV Cultura, em 13 episódios, com apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Se a gente é insatisfeito com a história, cabe a nós construirmos um país melhor. A culpa não é deles, políticos, a responsabilidade é que é nossa", diz Bueno.

PARCERIA

Ainda por ocasião de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, o History também anunciou uma parceria inédita com o Museu do Ipiranga, que acaba de reabrir as suas portas, após uma demorada e custosa reforma que colocou a instituição de pé e em dia com os novos tempos.

Todo trabalhado agora sob o conceito da acessibilidade, o museu teve um de seus painéis de interação patrocinados pelo canal, que também difundirá as obras e exposições do museu em sua programação.