Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu Rússia

Apesar da liderança, GloboNews encerra faixa da Guerra da Ucrânia

Espaço vinha sendo ocupado por um leque bem maior de assuntos

Imagem da Polônia sobre refugiados da guerra em cobertura da GloboNews, na Central da Guerra, sobre guerra na Ucrânia - Reprodução de tela

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um entendimento entre a Rússia e a Ucrânia se mostra hoje sem perspectivas de acontecer, mas a GloboNews encerrou na sexta-feira (1º de abril) a faixa Central GloboNews – Guerra na Ucrânia, espaço criado em 4 de março para a cobertura dos conflitos.

Mesmo endossando que manteve sua liderança entre os canais de jornalismo no horário das 11h às 16h, espaço da Central Guerra na Ucrânia, a proposta chegou ao fim. No PNT --Painel Nacional de TV-- que soma as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país, mensurado pelo instituto Kantar Ibope Media, a Globonews ficou em 2º lugar no ranking da TV paga no horário, à frente dos demais canais de notícias.

O desempenho foi 127% maior que a CNN Brasil e ficou 453% acima da Jovem Pan News.

Questionada sobre o fim da faixa, a GloboNews respondeu em nota, via assessoria de imprensa, após a publicação do texto original:

"Durante um mês, o Central GloboNews – Guerra na Ucrânia dedicou cinco horas por dia à cobertura da ofensiva russa na Ucrânia. Um movimento que faz parte da dinâmica da GloboNews em se adaptar rapidamente à necessidade do noticiário mundial. A resposta da audiência, levando o programa à liderança da TV por assinatura em São Paulo e ao segundo lugar geral no PNT, nos mostra que a iniciativa cumpriu seu papel. A cobertura da guerra segue entre as prioridades do canal, com a participação de correspondentes e comentaristas internacionais, agora dentro de todos os telejornais."

Ocorre que durante esse período, o canal se viu na esquizofrênica situação de ter de informar todo tipo de assunto naquele espaço, dando conta de informações sobre o ensaio para as eleições presidenciais no Brasil, o aumento do preço dos combustíveis, a inflação, a crise na Petrobrás e outros temas.

Ao mesmo tempo, o canal também noticiava informações sobre a Ucrânia em outros horários, de modo que a faixa não se mostrou muito mais um recurso de mera nomenclatura, sem função prática para dar conta das informações e análises sobre a guerra na Ucrânia.

Atualmente, 1 ponto de audiência corresponde a 713.821 indivíduos no PNT, segundo a Kantar Ibope Media.