'A Pequena Sereia': Twitter suspende perfil que deixou atriz negra com pele branca
Trailer já conta com 1,5 milhão de dislikes no YouTube da Disney
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um perfil no Twitter foi suspenso por divulgar uma imagem da atriz Halle Bailey, protagonista negra de "A Pequena Sereia", com a pele branca e com os cabelos ruivos. Segundo ele, foi usado uma espécie de inteligência artificial criada por outro usuário para "consertar" a personagem.
"Ele [outro usuário] consertou a Pequena Sereia e transformou a atriz lacradora em uma garota ruiva e branca", postou. "Ele pode consertar o filme inteiro quando estrear em menos de 24 horas", emendou ele antes de ter a conta tirada da rede.
Muita gente criticou a postura do homem e o chamou de racista. Em outra publicação, o dono do perfil tentou se defender com o argumento de que não se tratava de discriminação, mas de um experimento com "apenas propósitos educacionais". A conta do usuário que fez a montagem também foi suspensa temporariamente.
Outro fator que tem gerado repercussão é a quantidade de dislikes, ou seja, de gente que clicou em "não gostei" no trailer divulgado pela Disney com a atuação de Halle no papel principal. Já havia mais de 1,5 milhão como reporta o Daily Mail. Desde o ano passado que a Disney não divulga mais a quantidade de desaprovações.
Mas houve também a parte positiva em toda essa história. Muitas crianças negras se viram representadas no filme, e vídeos delas celebrando essa representatividade também repercutiram. Um perfil na rede social reuniu algumas reações (veja abaixo).