Christian Bale diz que pilotos de corrida são uma 'raça especial', após filmar 'Ford x Ferrari'
Longa narra batalha entre as duas montadoras na década de 1960
Os atores Christian Bale, 45, e Matt Damon, 48, dizem que têm ainda mais respeito por pilotos de carros de corrida depois de filmarem “Ford x Ferrari”, baseado na história verídica da batalha entre as duas montadoras em Le Mans, na França, em 1966.
O filme, exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto na segunda-feira (10), acompanha o empenho da Ford Motor em construir um carro que derrote a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, prova que a escuderia italiana dominava há anos.
Furioso por ser rejeitado por Enzo Ferrari em suas tentativas de comprar a Ferrari e seu projeto de carro de corrida, Henry Ford 2º decide construir seu próprio modelo e contrata o engenheiro norte-americano Carroll Shelby (Damon).
A equipe também contrata o piloto britânico Ken Miles (Bale) para pilotar o Ford GT40, e em meros 90 dias as duas empresas se enfrentam em Le Mans, a prova de resistência mais antiga e desafiadora do mundo do automobilismo.
“Os freios eram a parte mais fraca do carro na época”, contou Damon à Reuters Television no tapete vermelho. “Então o que esses caras estavam fazendo é uma loucura, ir a 368 km/h sem saber se dava para parar o carro ou não. É um tipo de raça especial de pessoa para fazer isso”, acrescentou.
Bale disse que seu entusiasmo atrás do volante “superou totalmente" sua habilidade. “Cheguei a ir à pista com alguns dos melhores pilotos de corrida do mundo”, disse. “Mas jamais ousaria supor que poderia competir com estes deuses absolutos da corrida que tivemos no set”.