Boas atuações, gols decisivos, ativismo e prêmio de melhor do mundo: Como foi 2024 para Vini Jr.
Atleta do Real Madrid não se deixou intimidar pelos ataques racistas que sofreu e terminou o ano consagrado pela Fifa
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Vinicius Jr. é o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024. O prêmio veio coroar o ano do brasileiro, recheado de boas atuações e gols decisivos que ajudaram o Real Madrid a conquistar a Supercopa da UEFA, La Liga, a Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões da Europa. O camisa sete da equipe merengue também engajou-se na luta contra o racismo ao usar sua voz potente para denunciar os ataques que vêm sofrendo.
De vítima, passou a algoz de racistas —como ele mesmo se definiu após uma inédita condenação penal, na Espanha, de três torcedores que o chamaram de macaco em uma partida. "É por todos os outros pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar", disse.
O prêmio da Fifa, entregue na terça-feira (17), fez justiça à temporada fora de série do jogador, que era favorito à Bola de Ouro, a tradicional e cobiçada premiação da revista France Football. O meia espanhol Rodri levou o troféu, em outubro, o que surpreendeu parte do universo futebolístico. Torcedores e até jogadores se manifestaram nas redes sociais contra a decisão.
A luta antirracista foi apontada como um dos motivos para o brasileiro não ter conquistado a premiação.
Vinicius Jr. tem 24 anos, nasceu e passou a infância no bairro de Mutuá, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Ele chegou ao Flamengo aos 11 anos e, cinco anos depois, foi vendido pelo clube carioca ao Real Madrid por 45 milhões de euros (quase 290 milhões de reais na cotação atual).
"Tenho muito orgulho das minhas origens, da minha família e dos meus amigos. Nascer e viver num lugar com muitas carências não é fácil... mas a bola de futebol esteve sempre aí... uma companheira fiel, e o símbolo de um sonho e de um futuro melhor", disse, em entrevista.
A vida pessoal também esteve em boa fase ao longo de 2024. Vini reatou o relacionamento com a influenciadora Maju Mazalli, 29. Os dois namoraram entre 2019 e 2021 e a reaproximação aconteceu no início do ano.
Em maio, ela foi à Espanha assistir a final entre o Real Madrid e o Borussia Dortmund pela Liga dos Campeões. No final de outubro, Maju ganhou uma festa surpresa pelo seu aniversário. O craque ainda mostrou a influenciadora na sua casa, estudando com seu sobrinho e desejou: "Feliz dia, saúde, felicidade e muito amor".