Celebridades
Descrição de chapéu Checamos

Não é Marília Gabriela quem aparece criticando Moraes em vídeo viral

Apresentadora teve nome citado mais uma vez em conteúdo gravado por outra mulher

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

É falso que a apresentadora Marília Gabriela seja autora de um vídeo viral com críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A gravação, publicada por perfis bolsonaristas e visualizada mais de 165 mil vezes até 14 de novembro, foi feita por outra pessoa.

Cena da peça "A Última Entrevista de Marília Gabriela"; mais uma vez, ela teve seu nome envolvido em conteúdo de desinformação - Adriano Doria - @adrianodoria/Divulgação

No vídeo, uma mulher branca de cabelos loiros, óculos e voz mais grave, diz, entre outras coisas: "Alexandre de Moraes, sua hora chegou. Em todo tempo, sabíamos que a Justiça chegaria pois Deus não dorme". O post, com a legenda "Marília Gabriela mandou a real sobre o Xandão", foi originalmente publicado em 14 de agosto, um dia após a Folha publicar que o gabinete de Moraes ordenou a produção de relatórios não oficiais pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio ministro no STF.

A autora do vídeo é, na verdade, Regina Velloso, que se apresenta nas redes sociais como "mentora e líder". Esta não é a primeira vez que posts tentam associá-la falsamente à Marília Gabriela. Como a coluna Mônica Bergamo, da Folha, mostrou, a apresentadora foi alvo de desinformação no ano passado, em um vídeo com críticas ao governo Lula e a supostos abusos da Lei Rouanet.

"É mentira e muito malfeita. Não merece nem um comentário para não propagar essa bobagem", afirmou Marília Gabriela na época.

A AFP também já fez duas verificações de posts que mentiam ao afirmar que Regina Velloso era a apresentadora.

A Folha tentou contato com Regina e com o perfil que compartilhou o vídeo, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha.

Checamos

É um projeto dedicado ao combate da desinformação nas redes sociais patrocinado pela Philip Morris Brasil.