Cosme e Damião: Diogo Nogueira, Regina Casé, Zeca Pagodinho e outros famosos celebram data
Zeca bebe guaraná, Regina Casé distribui doces, Diogo canta ponto e Preta encomenda caruru; veja como artistas comemoraram tradição religiosa
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Nesta sexta-feira, 27 de setembro, comemora-se nas religiões de matriz africana e no sincretismo popular brasileiro o dia de Cosme e Damião.
Os santos gêmeos são os padroeiros das crianças na tradição popular. Por isso, famosos adeptos da Umbanda e do Candomblé, como Regina Casé e Zeca Pagodinho, costumam distribuir saquinhos de doce na vizinhança.
Zeca comemorou a data logo cedo com uma mesa cheia de doces, guaraná, velas azul e rosa e a família reunida. O cantor vestia uma camisa de listras verdes e estrelas em referência ao tradicional pacotinho de doces que se distribui na data.
Nas redes sociais, Regina Casé foi "flagrada" por amigos distribuindo doces no Projac. "Eu sou das antigas, meu saquinho tem maria-mole, peitinho de moça", falou a atriz.
Outros artistas como Preta Gil, Liniker, Diogo Nogueira, Carlinhos Brown e Maria Bethânia fizeram postagens nas redes sociais comemorando a data. Preta perguntou aos seguidores onde comer no Rio de Janeiro um bom caruru, prato feito com quiabo que se come nesta data, principalmente na Bahia. A cantora também avisou aos seguidores que fará sua entrega de doces no sábado (28).
Já Liniker postou uma ilustração dos Ibejis, correspondentes de Cosme e Damião no Ifá, também representados por duas crianças gêmeas. Diogo Nogueira postou um "ponto", música em homenagem às entidades, além de um vídeo do historiador Luiz Antônio Simas, estudioso do sincretismo e das tradições populares. Carlinhos Brown e Maria Bethânia também comemoraram nas redes sociais com pontos e imagens dos Ibejis.