Influenciadora Clara Maia salva vida de filho recém-nascido com manobra para desengasgar
Um dos gêmeos dela se engasgou com leite: '3 minutos que duraram eternidade'
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A influenciadora Clara Maia compartilhou nas redes sociais a gravação do momento em que salvou a vida de seu filho recém-nascido. O bebê se engasgou após beber o leite materno e ela fez a manobra, que foi confundida com a de Heimlich, contraindicada para menores de um ano.
O protocolo utilizado não tem um nome específico dentro da comunidade médica, mas é a indicada para bebês com menos de um ano. A manobra de Heimlich, criada por médico de mesmo nome, é aquela que só é possível ser feita em crianças maiores ou adultos, com a pessoa engasgada em pé e a outra atrás comprimindo em sequências a região torácica até a vítima expelir o objeto ou alimento que obstruia a via aérea.
"Todos deveriam saber a manobra. Passamos pelo maior pesadelo hoje à tarde, José se engasgou com leite depois de uma da mamada, mas graças a Deus consegui ter o sangue frio para fazer o que precisava ser feito, fiquei focada nele já que eu sabia o que tava fazendo e não podia parar até ele respirar", escreveu. "Foram 3 minutos de pânico que duraram uma eternidade."
A técnica para desengasgo consiste em abrir a boca da criança, a posicionar de bruços nos braços de um adulto e pressionar cinco vezes no meio das costas da criança até que o alimento ou o objeto seja expelido.
José é gêmeo de João e nasceu em 17 de abril, fruto do relacionamento da influenciadora com André Coelho. O casal participou do reality show Power Couple em 2019 e se conheceu no programa De Férias com o Ex Brasil.
Erramos: o texto foi alterado
A técnica para desengasgo feita pela influenciadora Clara Maia não é a manobra de Heimlich, como afirmado em versão anterior deste texto. Trata-se de um protocolo sem nome específico na comunidade médica, indicado para bebês menores de um ano.