Xuxa diz ter errado na música 'Brincar de Índio': 'Era uma tentativa de abordar o tema com crianças'
Apresentadora fala sobre a parte da letra 'índio fazer barulho, uh' e a forma correta de usar o termo indígena
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Xuxa Meneghel participou da 7ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, realizado pelo Instituto Identidades Brasil (ID_BR) neste domingo (26). O evento premiou pessoas, iniciativas e organizações que promovem e aceleram a igualdade racial e a apresentadora foi uma das convidadas especiais.
Durante a apresentação, Deb, a inteligência artificial (IA) antirracista do ID_BR questionou a apresentadora sobre um dos seus maiores sucessos "Brincar de Índio": "Eu vi uns vídeos de você toda fantasiada de indígena cantando frases do tipo: ‘índio fazer barulho, uh’. Achei um tanto inapropriado, você quer que eu te explique o porquê?", comentou deixando Xuxa sem graça. "Entendo muitos dos erros dessas gravações, desse tipo de performance, mesmo sendo uma tentativa lúdica de abordar o assunto com crianças", disse.
A IA continuou: "Atualmente, entendemos que o termo ‘indígena’ é mais adequado, porque ‘índio’ generaliza os povos originários. Foi só um termo que os colonizadores deram em um total desprezo com as culturas e línguas que já estavam aqui. Indígenas não fazem barulho. Indígenas são mais de 300 povos que falam várias línguas e tem várias formas de expressões de suas etnias que precisamos aprender".
No palco, a jovem Isa ainda brincou com a apresentadora. "Pô, Xuxa, não estou querendo te julgar, mas que música é essa?", brincou. E Xuxa respondeu: "Tu já está julgando", levando o público à gargalhada.
A apresentadora então perguntou a Deb sobre inclusão racial e diversidade. "Queria saber da Deb, o que você acha? Eu, como uma pessoa branca, posso dizer que queria ter nascido negra? Pega Leve, Deb",questionou a apresentadora. "Xuxa, é bonito você dizer que admira a beleza negra, mas a estética é apenas uma das características inerentes a uma mulher preta ou parda", respondeu Deb, que continuou: "Não é que você não pode, mas talvez não poderia falar isso sem uma ressalva sobre todo o contexto de uma vivência feminina negra. Há uma série de opressões, obstáculos e situações discriminatórias que uma mulher negra pode passar", complementou a IA.