Celebridades
Descrição de chapéu G20 g8

Macron não respeita 'dress code' em jantar do G20 e causa incidente diplomático

Apesar da recomendação dos organizadores, presidente da França não usou camisa típica por medo de ser ridicularizado

Emmanuel Macron usa camisa branca em jantar na Indonésia - Reprodução do canal France 5

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente da França Emmanuel Macron cometeu um incidente diplomático de moda durante um dos eventos da cúpula do G20, na Indonésia, segundo o colunista Bertrand Chameroy, do programa C à Vous, do canal France 5. Os principais líderes das potências mundiais tinham que se submeter a um código de vestimenta em um jantar de gala, mas francês não respeitou.

Os chefes de Estado foram convidados para o jantar em Bali e receberam a instrução para usarem camisas típicas coloridas e com motivos florais. A maioria seguiu os códigos de vestimenta, entre eles, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e o presidentes chinês Xi Jinping.

As exceções foram o presidente francês que foi ao jantar usando uma camisa branca ocidental e o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salmán, que não vestiu a típica camisa da Indonésia.

O colunista Bertrand Chameroy disse no C à Vous, do canal France 5, que talvez Macron não tenha usado a camisa típica de Bali porque queria não parecer ridículo. Em 2014, o ex-presidente Françoise Hollande foi ridicularizado por usar um traje tradicional durante visita a Astana, no Cazaquistão, em sinal de amizade. Na época, os internautas fizeram montagens fazendo piada de Hollande.