Alec Baldwin: Da comédia ao drama, relembre uma trajetória de altos e baixos
Ator atirou em set de filmagem e matou diretora acidentalmente
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Atraente e carismático, Alec Baldwin construiu uma carreira versátil em Hollywood, marcada por papéis aparentemente feitos sob medida, como sua interpretação de Donald Trump ou o diretor de televisão de "30 Rock" Jack Donaghy.
Agora, o ator de 63 anos vive um drama pessoal ao se tornar o epicentro de uma tragédia em um set de filmagem, após o disparo de uma arma de apoio que deixou uma pessoa morta e outra ferida durante um ensaio.
Nascido em 1958 e o mais velho dos quatro irmãos Baldwin, todos atores, teve alguns papéis na televisão antes de entrar no cinema na comédia "Beetlejuice" em 1988.
Sua versatilidade foi imediatamente demonstrada em filmes como "Hunt for Red October", "The Departed", "Executive Secretary" e "That Blond Weakness", no qual estrelou com Kim Bassinger., com quem ele foi casado por quase uma década.
Foi na comédia que Baldwin, entretanto, obteve vários de seus muitos elogios. Sua representação satírica de Donald Trump no Saturday Night Live (SNL) disparou as avaliações do programa e redefiniu o perfil do ator, dando a ele seu terceiro prêmio Emmy em 2017.
Foi a 18ª indicação ao Emmy para o ator que já havia sido aclamado por seu talento na comédia na sitcom "30 Rock", um papel pelo qual ele já havia ganhado dois desses prestigiosos prêmios.
Sua interpretação de Trump, pronunciando "Yina" em vez de "China", curvando os dedos um pouco no ar, os lábios voltados para fora e usando uma peruca em movimento, encantou o público e bateu recorde de audiência.
Algumas de suas caracterizações foram vistas no Youtube mais de 20 milhões de vezes.
A imitação irritou o próprio magnata, que em dezembro de 2016 disse no Twitter que "não poderia ser pior" e "acho que é hora de se livrar desse programa chato e nada divertido".
"Fazer de Trump sua piada corrente pode ter se tornado o maior marco de sua carreira", escreveu a revista Atlantic em maio.
Nos últimos anos, Alec Baldwin foi relegado a papéis secundários, embora tivesse algumas atuações lembradas, como o marido de uma mulher com Alzheimer em "Always Alice" ou um vigarista financeiro em "Blue Jasmine".
Além de suas frequentes aparições em peças da Broadway, Baldwin também é conhecido por seu personagem irascível e suas brigas com os paparazzi.
Em uma ocasião, ele lançou insultos homofóbicos a um fotógrafo que tentava tirar fotos de sua esposa e de sua filha pequena quando elas estavam em um veículo na frente da sua casa. Ele também teve uma longa batalha legal por assédio com uma atriz de Quebec, Geneviève Sabourin.
Baldwin e Bassinger se separaram em 2000. Ele é casado desde 2012 com Hilaria Baldwin, com quem tem seis filhos.
O ator estava rodando o filme de cowboy "Rust" no Novo México, do qual também é coprodutor, quando disparou uma arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e feriu o diretor de produção Joel Souza, 48.