Celebridades

Príncipe Ernesto Augusto de Hannover processa o filho para recuperar propriedades

Pai e filho se desentendem há anos por causa de um castelo

Príncipe Ernest August de Hannover ao lado da mulher, a princesa Caroline de Mônaco - 09.mai.99/ Electronic Image/ AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Berlim

AFP

O príncipe Ernesto Augusto de Hannover, 66, processou o filho, Ernesto Augusto Jr., com o qual luta há anos, para recuperar propriedades na Alemanha, segundo informações do tribunal de Hannover divulgadas nesta terça-feira (16).

"Desde o final de 2020, o príncipe pede ao seu filho, o príncipe herdeiro, que lhe devolva o castelo de Marienburgo e a propriedade familiar de Calenberg, assim como o palácio de Herrenhausen em Hannover", explicou o comunicado do tribunal, que não forneceu nenhuma data sobre uma possível audiência ou decisão.

Ernesto Augusto de Hannover é o chefe de uma das dinastias aristocráticas mais diferentes da Europa. O castelo de Marienburgo, residência de verão da casa aristocrática de Welf, foi dado em sucessão antecipada ao príncipe herdeiro, ao qual agora seu pai acusa de querer removê-lo de todos os bens da casa de Hannover.

Seu filho nega essas alegações e diz que são falsas, mas não quer comentar os detalhes da disputa em respeito à família e "também para proteger meu pai", declarou à agência alemã de imprensa DPA. As propriedades em questão pertencem à dinastia há mais de 150 anos.

O príncipe Ernesto Augusto de Hannover é considerado um polêmico nobre alemão que ficou famoso após o casamento com a princesa Caroline de Mônaco e pelos sucessivos escândalos relacionados a seu temperamento violento e a seus problemas com o alcoolismo.

O príncipe é primo da rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra e tem dupla nacionalidade: britânica e alemã. Ele conheceu a princesa monegasca quando fazia o segundo grau, mas se casou na época com Chantal Hochuli, filha de um rico arquiteto suíço, de quem se divorciou em 1997, depois de 16 anos de casamento.